Tecnologia

Fabricantes de smartphones aceleram implementação de IA

Smartphones IA

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia, Inteligência Artificial (AI) tornou-se uma força importante para impulsionar o avanço acelerado da tecnologia e da indústria, tendo um impacto profundo no desenvolvimento econômico e social. O Relatório de Trabalho do Governo da China deste ano propõe aprofundar a pesquisa e aplicação de grandes dados, inteligência artificial, para lançar a ação “AI+”, e criar aglomerados digitais industriais com competitividade internacional.

Atualmente, a tecnologia de inteligência artificial já possui capacidades de análise complexa, algoritmos de previsão, interação humano-máquina, impulsionando o motor da economia digital com base em dados em massa. Promover a implementação de IA generativa em várias categorias de terminais, incluindo uma ampla gama de produtos eletrônicos de consumo, tornou-se uma exploração prática contínua realizada pelos principais fabricantes de smartphones nos últimos anos.

Recentemente, a chinesa Honor realizou uma conferência de lançamento de novos produtos, lançando recursos de inteligência artificial de nível de plataforma, experiências centradas no usuário em sistemas operacionais cruzados, interações humano-máquina baseadas em reconhecimento de intenções, e uma série de dispositivos inteligentes como o Honor Magic6 Ultimate Edition, o Honor Magic6 RSR design Porsche, o AI PC Honor MagicBook Pro 16, que ressoam com a inovação da cadeia industrial global.

A estratégia de IA da Honor divide a IA de terminais inteligentes em quatro camadas, sendo a primeira camada a habilitação da fusão entre sistemas cruzados por meio da IA, permitindo que diferentes sistemas operacionais tomem decisões por meio da IA, realizando uma conexão perfeita e compartilhando dados entre dispositivos como smartphones, tablets, PCs. A segunda camada reconstrói o sistema operacional com IA, fazendo com que o smartphone se torne mais inteligente e mais fácil de usar à medida que é usado, sendo a nova forma de interação humano-máquina baseada em reconhecimento de intenções um resultado típico. A terceira camada é a aplicação de IA no lado do terminal, como recorte de imagens, renderização de fotos e resumo de documentos. A quarta camada é a colaboração entre IA de terminal e nuvem, apresentando a aplicação de grandes modelos de IA em rede.

Segundo informações, a plataforma de IA criada pela Honor capacita diferentes dispositivos, incluindo smartphones, tablets, notebooks, dispositivos vestíveis, etc., com capacidades de IA de plataforma que cruzam dispositivos e sistemas operacionais, transformando sistemas operacionais abertos como Android, Windows e IoT em um ecossistema unificado.

Especialistas do setor afirmam que, diante do aumento da cobertura de cenários apresentados pela inteligência artificial, do crescimento dos parâmetros do modelo e do aumento das decisões assistidas, a indústria de tecnologia da informação e comunicação precisa urgentemente revisar suas rotas tecnológicas. Segundo analistas, é necessário otimizar efetivamente os custos do modelo, focar na melhoria da qualidade do modelo, impulsionar a inovação tecnológica original, dar importância à segurança da informação, cultivar um bom ecossistema industrial, usar a inovação na indústria de inteligência artificial como ponto de partida e adicionar novas energias para promover a nova industrialização.

Fonte: finance.people.com.cn
Imagem principal: Hanakaz/ Freepik