De acordo com o portal 36 Kr há rumores de várias fontes da indústria de que a NIO lançará no evento NIO Day (evento anual de lançamento da empresa), em 9 de janeiro, um pacote de baterias de 150 kW·h (ou kWh), que não usa mais a tecnologia de baterias de lítio líquido convencional da indústria, mas sim a tecnologia de baterias de estado sólido.
“(O pacote de baterias de 150 graus) está sendo lançado este ano e estará a bordo já no próximo ano”. De acordo com a 36 Kr, um parceiro potencial de bateria de 150 kW·h da NIO é a “Qingtao” (清陶能源) da província de Jiangsu, cidade de Kunshan. A informação foi confirmada por um funcionário interno da Qingtao.
Em resposta às notícias, 36 Kr procurou a confirmação da NIO e Qingtao formalmente, mas até o momento da divulgação do artigo original, não receberam respostas dessas empresas.
As ações da NIO saltaram 4,72% na pré-abertura do mercado acionário devido a essas notícias.
Em comparação com as baterias tradicionais de lítio, as baterias de estado sólido são consideradas a tecnologia de baterias ideal para veículos elétricos, o que proporcionará uma melhoria qualitativa na densidade de energia, eficiência de carga e segurança, sendo um novo avanço tecnológico na indústria.
Devido ao uso do eletrólito aquoso, a bateria tradicional de lítio tem baixa eficiência de carga, baixa estabilidade térmica e outras deficiências, o tempo de carga mais que meia hora e frequentes eventos de combustão espontânea no verão, são ineficiências que prejudicam o desenvolvimento de carros elétricos. Além disso, a indústria acredita que a densidade de energia da bateria de lítio líquido tem um limite superior de 300Wh/kg, o que limita diretamente a durabilidade da viagem dos carros elétricos.
Entretanto, as baterias de estado sólido podem facilmente ultrapassar este limite, atingindo 400-500Wh/kg, ao mesmo tempo superam os problemas de pouca estabilidade e baixa eficiência de carga.
Anteriormente, a NIO tem usado os produtos de baterias da Contemporary Amperex Technology Co., Limited (CATL, sigla em inglês), ambos têm trabalhado juntos em três baterias de energia de 70 kWh, 84 kWh e 100 kWh, e com as vendas em alta este ano, a NIO se tornou a maior cliente da CATL. Mas nos produtos de baterias de estado sólido de 150 kWk, os dois lados podem não cooperar mais.
A NIO tornou-se a terceira maior empresa com uma capitalização de mercado de quase US$ 85 bilhões (), e sua aplicação da tecnologia de baterias de estado sólido pode levar a indústria avançar para uma forma mais moderna de carros elétricos.
Fonte: 36kr; ithome.com