A Lilium, desenvolvedora do primeiro veículo aéreo de decolagem e pouso vertical totalmente elétrico (eVTOL) do mundo, juntamente com o pioneiro global em mobilidade aérea regional (RAM), assinou um acordo de cooperação com o distrito de Bao’na, de Shenzhen. A Lilium estabelecerá sua sede na região da Ásia-Pacífico em Bao’an. Ni Yong, membro do Comitê Permanente e vice-prefeito executivo do distrito de Bao’an, e Klaus Roewe, CEO da Lilium, estiveram presentes na cerimônia de assinatura.
De acordo com o conteúdo do acordo, Lilium estabeleceu sua sede na região da Ásia-Pacífico em Bao’an por meio de sua subsidiária chinesa, a Lilium GmbH, fundada em abril deste ano. Essa cooperação estabelecerá a Lilium como líder na participação ativa e contribuição para o desenvolvimento da economia de baixa altitude em Bao’an, ajudando a empresa a estabelecer relacionamentos sólidos com fornecedores de infraestrutura, clientes e órgãos reguladores em Bao’an.
Para apoiar a chegada da Lilium, o distrito de Bao’an ofereceu um grande suporte para facilitar a construção da infraestrutura necessária. Klaus Roewe, CEO da Lilium, afirmou que a China representa uma grande oportunidade para a indústria de eVTOL, e a colaboração com Bao’an expandirá ainda mais as operações da empresa na China. “Agradecemos muito o apoio e ajuda do governo de Bao’an e acreditamos que o Lilium Jet poderá atender bem às necessidades dos clientes na China e em toda a região da Ásia-Pacífico”, disse.
O Lilium Jet é uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, produzida na sede da Lilium, perto de Munique, na Alemanha. Cada aeronave pode acomodar um piloto e quatro passageiros, atingindo uma velocidade máxima de 300 km/h, com um tempo de autonomia de voo máximo de 60 minutos. O primeiro teste de voo está previsto para o final de 2024.
O escritório regional da Lilium na região da Ásia-Pacífico está localizado no Centro de Serviços Públicos da Indústria de Economia de Baixa Altitude de Bao’an, sendo a primeira fabricante europeia de eVTOL a estabelecer um escritório regional em Bao’an. O objetivo é, com base nessa sede, gradualmente representar a Lilium na venda de produtos e serviços na China e na região da Ásia-Pacífico, além de fornecer suporte aos clientes da Lilium e outras partes interessadas. “A contratação para o nosso escritório regional na região da Ásia-Pacífico começará no segundo semestre deste ano, criando novos empregos em Bao’an e até mesmo em Shenzhen para talentos excelentes interessados neste setor”, afirmou Klaus Roewe.
A preferência da Lilium por Bao’an se deve ao fato de que Bao’an é a porta de entrada aérea de Shenzhen, um polo da indústria aeroespacial, com vantagens múltiplas em termos de localização central na Grande Baía, forte suporte industrial e amplas aplicações práticas na economia de baixa altitude. Bao’an é um modelo de desenvolvimento inovador da economia de baixa altitude na Grande Baía. Essas vantagens geográficas e industriais se alinham perfeitamente com a missão da Lilium de estabelecer operações de alta qualidade de eVTOL na Grande Baía.
Caso a Lilium obtenha a certificação de aeronavegabilidade na China, o mercado chinês poderá representar cerca de 25% do mercado global de eVTOL. Além disso, a empresa está ativamente envolvida em projetos da indústria de economia de baixa altitude em várias regiões da China, colaborando com fornecedores de infraestrutura ou instituições relevantes para garantir a compatibilidade do Lilium Jet com a infraestrutura local e trazer novas oportunidades para a operação da cadeia de suprimentos local.
A economia de baixa altitude, como representante da nova produtividade qualitativa, tornou-se uma direção importante para cultivar e desenvolver novos motores de crescimento. Nos últimos anos, Bao’an tem promovido vigorosamente o desenvolvimento da economia de baixa altitude, sendo pioneiro na realização de uma conferência de investimento na economia de baixa altitude na cidade, na implementação de 10 políticas de apoio ao desenvolvimento da indústria de economia de baixa altitude e na construção do primeiro centro de demonstração de operações de transporte aéreo urbano padronizado do país. A indústria de economia de baixa altitude já começou a formar uma escala econômica e uma cadeia industrial. A assinatura do acordo de cooperação com a Lilium, fortalecendo a parceria, marca um passo sólido no desenvolvimento da economia de baixa altitude em Bao’an.
Fonte: chinaerospace.com
Imagem principal: Xinhua