As exportações da China apresentaram uma tendência distinta. Enquanto os fabricantes tradicionais estão sob pressão da diminuição das encomendas, os dados da Alibaba mostram que as exportações de novos produtos energéticos, assim como de alguns dispositivos mecânicos e produtos relacionados à Copa do Mundo, aumentaram neste ano.
As vendas de produtos fotovoltaicos aumentaram 163% desde o ano passado, com o número de compradores desses produtos subindo 63%, de acordo com os números da plataforma de comércio eletrônico Alibaba divulgados ontem.
Os compradores de novas pilhas de carga de energia aumentaram 2,5 vezes, com o valor do comércio subindo 184%. Os compradores de máquinas laser industriais saltaram 51%, juntamente com um aumento de 36% no valor das mercadorias exportadas.
Além disso, as vendas de bicicletas elétricas, cobertores elétricos, aquecedores elétricos e outros dispositivos de aquecimento também aumentaram.
Os pedidos da Must Energy Guangdong Tech aumentaram 60% em relação ao ano anterior, disse Zhong Xuefen, assistente do presidente do centro de marketing da fabricante de dispositivos solares, à Yicai Global.
A empresa expandiu suas áreas de fabricação em 30% este ano e está acelerando a automação e a transformação digital para melhorar a eficiência, acrescentou ele.
Preços mais baixos
As encomendas na Shandong Raytu Laser Technology, fabricante de máquinas de corte a laser, dobraram nos últimos anos, de acordo com a Gerente Geral Ma Tongwei, citando os avanços técnicos da empresa como a principal razão.
Isso ajudou a reduzir os preços dos produtos de cerca de 1 milhão de yuans (US$ 142.929) para entre 200 mil yuans e 300 mil yuans (US$ 28.608 e US$ 42.909).
A cadeia de fornecimento completa da China e os produtos de baixo custo de fabricação nacional são grandes vantagens, acrescentou Ma.
A empresa planeja atualizar para uma produção automatizada e de alto nível, enquanto expande sua capacidade, e visa aumentar o lucro através da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.
A resposta rápida e oportuna das empresas chinesas também lhes permite lidar rapidamente com pedidos de escalada.
A Guangdong Zhonghuilvjian Moving House Technology recebeu em maio perguntas sobre casas móveis para a Copa do Mundo da FIFA no Qatar, obteve 1000 pedidos no final de julho, “forneceu amostras em cinco dias, concluiu a produção e entregou as mercadorias em 18 dias”, disse o Presidente Ye Yikai.
Zhonghuilvjian recebeu outras encomendas de 1.000 conjuntos de residências móveis em setembro, revelou, acrescentando que as encomendas da Copa do Mundo foram responsáveis por 40% das exportações da empresa.
Competição Intensa
Tecnologias confiáveis e rica experiência tornam a cadeia de fornecimento chinesa supercompetitiva.
Mesmo antes dos pedidos de exportação da Copa do Mundo, a empresa Ye tinha aberto escritórios em várias cidades estrangeiras e tem experiência em transformar contêineres em apartamentos de resorts à beira-mar e ruas comerciais e culturais.
Além disso, no contexto da pandemia global da Covid-19 e da estagflação econômica, as exportações de cílios falsos, adesivos de unhas e barracas de acampamento subiram acentuadamente em meio a uma loucura de beleza e saúde.
Segundo dados do Alibaba, os compradores de cílios falsos saltaram 65% este ano a partir de 2021, com as transações crescendo 24%, e os compradores de adesivos de unhas tendo subido 70%.
“Nossas encomendas mantiveram uma taxa de crescimento de cerca de 30% nos últimos anos”, disse Guo Huiping, um executivo da Shanghai Huizi Nails, que fabrica tiras de unhas de gel para exportação.
“A taxa de crescimento de pedidos deste ano para vendas internas e exportações será superior à dos anos anteriores”.
Os adesivos de unhas são populares entre as consumidoras femininas porque são mais seguros e saudáveis, observou Guo.
Fonte: Yicai Global