Tecnologia

Estação Espacial Chinesa será concluída ainda em 2022

No dia 16 de abril, os astronautas da missão espacial Shenzhou-13 retornaram à Terra em segurança e com sucesso. No dia seguinte, em uma coletiva de imprensa realizada pelo Gabinete de Informação do Conselho de Estado, Hao Chun, diretor do Gabinete de Engenharia Espacial Tripulada da China, apresentou o progresso da construção da Estação Espacial Chinesa.

As principais tecnologias para construção e operação da estação espacial foram completamente dominadas.

Desde 2020, com o sucesso do primeiro voo do foguete transportador Longa Marcha 5B, seguido pelo módulo central Tianhe da Estação Espacial, as espaçonaves tripuladas Shenzhou-12 e Shenzhou-13, e as espaçonaves de carga Tianzhou-2 e Tianzhou-3.

As missões foram completadas com sucesso e estabeleceram uma base sólida para implementação da missão durante a fase de construção da Estação Espacial.

Hao Chun disse que 2022 é um ano decisivo para a conclusão da construção da Estação Espacial, e também coincide com o 30º aniversário da implementação do projeto espacial tripulado da China.

A construção da Estação Espacial Chinesa e do Laboratório Espacial Nacional é um objetivo importante para realizar a estratégia de três etapas da engenharia de voos espaciais tripulados, e um símbolo importante para erguer um país forte no espaço, na ciência e na tecnologia.

A construção em órbita da Estação será concluída ainda este ano, e um total de 6 missões de voo estão planejadas, com o lançamento da nave tripulada Shenzhou-14 para junho.

 

Fonte: Diário do Povo