Tecnologia

Entrega expressa e drones impulsionam inovação na logística da China

Logística da China
Fonte da imagem: Mao Siqian/ Xinhua

A entrega expressa se consolidou como um dos pilares da logística na China. Um destaque na evolução desse setor é o uso de drones para entregas expressas. Eles reduzem custos para comerciantes, aumentam a receita e melhoram a experiência do consumidor.

Segundo Cui Zhongfu, vice-presidente e secretário-geral da Confederação da Logística e Compras da China, o número de encomendas de entrega expressa na China alcançou 42 bilhões em 2023, atendendo a um público superior a 700 milhões de usuários. A expectativa para 2024 é que o volume nacional de encomendas ultrapasse 48 bilhões, consolidando o país como líder global no setor.

O mercado de entrega expressa na China mantém um crescimento robusto, com empresas líderes demonstrando forte dinamismo. Nos primeiros três trimestres de 2024, o número de encomendas de entrega instantânea do aplicativo de entregas, Meituan, alcançou 18,7 bilhões, um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano passado. Já os resultados trimestrais divulgados pela Alibaba, em setembro, mostraram um crescimento de 14% na receita de seu grupo de serviços locais, enquanto a receita da entrega relâmpago subiu de RMB 2,122 bilhões no primeiro semestre de 2023 para RMB 2,284 bilhões no mesmo período de 2024.

Varejo instantâneo

O varejo instantâneo, um modelo de negócio baseado em sistemas de entrega ultrarrápidos e alta eficiência, tem desempenhado um papel crucial na promoção do consumo. De acordo com o Relatório de Pesquisa sobre o Desenvolvimento da Indústria de Varejo Instantâneo, publicado pelo Instituto de Pesquisa Comercial Internacional e Econômica do Ministério do Comércio, o setor cresceu a uma taxa média anual superior a 50% nos últimos anos. Em 2023, o mercado de varejo instantâneo na China atingiu um valor de RMB 650 bilhões, um aumento de 28,89% em relação ao ano anterior.

Fonte: news.cn