Tecnologia Economia

Corporações estatais chinesas aceleram transformação digital

transformação digital

Matéria publicada originalmente no dia 08 de agosto de 2022

Na quinta Cúpula China Digital, o vice-diretor da Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais do Conselho de Estado (SASAC, sigla em inglês), Weng Jieming, informou que com base na nova fase de desenvolvimento do país, implementar o novo conceito de desenvolvimento e construir um novo padrão, as empresas estatais devem aproveitar a oportunidade.

A comissão orientará as empresas centrais para fortalecer a aplicação inovadora da tecnologia, promover a atualização digital em principais áreas, melhorar a capacidade de garantia de serviços digitais, servir melhor o sistema de governança nacional e a modernização da capacidade de governança, acelerar a realização de alto nível de autossuficiência científica e tecnológica.

Em resposta, vários profissionais da indústria disseram que, com a internet, big data, computação em nuvem, inteligência artificial, blockchain e outras tecnologias acelerando a inovação, a economia digital está se tornando uma força motriz para reorganizar os recursos globais de fatores, remodelar a estrutura econômica global e mudar o cenário competitivo global.

Criar vantagens na economia digital

De acordo com a implantação, a transformação digital das empresas estatais consiste em conectar todos os elos da cadeia industrial, acelerar o avanço inovador das principais tecnologias de núcleo e melhorar a eficiência da conversão e industrialização de resultados inovadores.

“A transformação digital das empresas estatais pode realizar a aplicação de dados e tecnologia em várias indústrias e várias cadeias em uma rede em série e sinergia, criando maior valor industrial. Ao mesmo tempo, otimizamos a estrutura e o layout da indústria, aceleramos a transformação digital da energia cinética tradicional, fomentamos o crescimento de novos formatos emergentes, construímos novos relacionamentos de produção com dados como o principal fator de produção e melhoramos a competitividade internacional”, disse Yang Jidong, pesquisador do instituto estatal de economia da Universidade Renmin da China.

Ele acredita que as empresas estatais têm responsabilidade econômica, política e social, constituindo a força motriz endógena da transformação digital das empresas estatais. Ao mesmo tempo, as estatais têm recursos internos e externos adequados e sustentados e a capacidade central de todo o processo em vários níveis para promover a digitalização. Isso fornece uma base de segurança e fonte de energia para as empresas estatais para digitalizar.

Wen disse que a Comissão orientará as empresas estatais para fortalecer a aplicação inovadora da tecnologia digital e acelerar a realização de um alto nível de autossuficiência científica e tecnológica; reforçar a conquista da tecnologia chave digital, componentes eletrônicos, placa-mãe high end, software básico, software industrial do núcleo e assim por diante, acelerar a descoberta da tecnologia chave do núcleo, criar uma cadeia industrial, cadeia de suprimentos auto controlável, segura e estável.

Criar uma atmosfera de convergência digital

Segundo especialistas, a ação especial de transformação digital das empresas estatais é dar pleno jogo à capacidade de organização da plataforma de inovação colaborativa digital de cada empresa central, promover de forma abrangente a atualização digital da produção e operação.

No entanto, a transformação digital e a atualização das empresas estatais, ao mesmo tempo em que aderem à promoção colaborativa integral, à condução da inovação e à capacitação ecológica, também devem avançar mais sistematicamente, de forma abrangente e profunda de acordo com as características de suas respectivas indústrias.

Para promover o trabalho de transformação digital de forma sistemática, abrangente e profunda, Wen disse que é necessário criar uma atmosfera de convergência de transformação digital, aderir à promoção geral, fortalecer o plano, sinergias de padrões de políticas e promover o trabalho de transformação digital de forma sistemática.

Além disso, é preciso aprofundar a cooperação ecológica, fortalecer ainda mais os laços de comunicação com os departamentos nacionais relevantes e o governo local, promover o desenvolvimento integrado da cadeia industrial a montante e a jusante, de grandes e pequenas empresas.

 

Fonte: Diário do Povo