As empresas chinesas ficaram em quarto lugar em número de projetos de investimento na Alemanha no ano passado, ficando atrás dos Estados Unidos, Suíça e Reino Unido. As informações são de um relatório divulgado pela agência de promoção de investimentos Germany Trade & Invest, e mostrou que as empresas chinesas investiram em um total de 141 projetos na Alemanha em 2022, em comparação com 149 em 2021.
O relatório também revelou que as empresas chinesas investiram principalmente nos setores farmacêutico e de biotecnologia, maquinário e equipamentos, tecnologia da informação e comunicações e software correspondente, energia, minerais e metais.
A Alemanha continua sendo o destino de investimento mais popular para as empresas chinesas na Europa, afirmou Thomas Bozoyan, autor do relatório e oficial da GTAI. O investimento das empresas chinesas na Alemanha totalizou 1,5 bilhão de euros (1,6 bilhão de dólares) em 2022. Bozoyan observou que a empresa Svolt Energy Technology sozinha investiu 900 milhões de euros (970,2 milhões de dólares) no estado de Brandemburgo.
A Svolt, fabricante de baterias para veículos e sistemas de armazenamento de energia, anunciou a construção de uma fábrica de células de bateria para o mercado europeu em Lauchhammer, Brandemburgo. Será a segunda fábrica no exterior da Svolt e a primeira a produzir células de bateria.
Bozoyan também previu que os investimentos do ano passado criarão 4.500 empregos, um aumento de 15% em relação a 2021.
Em 2022, o comércio bilateral entre China e Alemanha totalizou cerca de 297,9 bilhões de euros, um aumento de 21% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pelo escritório estatístico federal da Alemanha em fevereiro. A China foi o parceiro comercial mais importante da Alemanha pelo sétimo ano consecutivo.
A Alemanha importou cerca de 191,1 bilhões de euros em mercadorias da China em 2022, um aumento anual de 33,6%. Suas exportações para a China totalizaram cerca de 106,8 bilhões de euros, um aumento de 3,1%.
A maioria das empresas chinesas concentra-se em vendas e suporte de marketing na Alemanha, representando 45% do total, conforme revelado pelo relatório. A proporção daquelas envolvidas em manufatura e pesquisa e desenvolvimento, operação de sedes europeias e serviços empresariais foi de 19%, 10% e 9%, respectivamente.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global
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