O maior navio porta contêiner do mundo, o MSC Tessa, foi entregue a seu proprietário em Xangai, China, na quinta-feira (9). O navio foi desenvolvido pelo estaleiro Hudong Zhonghua Shipyard pela maior empresa de construção naval da China, a China State Shipbuilding Corporation.
O navio pode transportar mais de 240.000 toneladas de carga e tem um convés tão grande quanto aproximadamente quatro campos de futebol padrão.
Com uma capacidade de 24.116 unidades equivalentes a 20 pés (TEU) – uma medida de volume em unidades de contêineres de vinte pés de comprimento – o MSC Tessa ultrapassou o Ever Alot, cuja capacidade é de 24.004 TEUs, como o maior navio porta contêiner entregue.
Após a entrega ao armador, Mediterranean Shipping Company S.A.,o navio irá operar na rota entre Ásia e Europa, de acordo com Gu Lijun, engenheiro diretor da Hudong-Zhonghua Shipbuilding.
O navio apresenta o primeiro uso de um sistema de redução de bolhas de arraste e um sistema de motor gerador de eixo, o que lhe permite transportar mais mercadorias enquanto consome menos combustível e emite menos dióxido de carbono.
O navio pode reduzir as emissões de cerca de 6.000 toneladas por ano.
Fonte: CN STOCK