Desde 2009, quando a Alibaba lançou pela primeira vez o Festival de Compras 11.11 (Double 11) em que reduzia em 50% o preço dos produtos em todo o site, o impulso de compras dos consumidores chineses passou a ser profundamente ligado ao dia 11 de novembro. 2023 marca o 15º ano do Festival de Compras 11.11, e comerciantes têm enfrentado o desafio de se manter atraentes para os consumidores, que buscam, antes de tudo, preços baixos.
Em 20 de outubro, o Taotian Group afirmou que “o menor preço da rede” será principal indicador para o 11.11 deste ano. Em 19 de outubro, a empresa JD realizou a conferência “JD 11.11 Realmente Barato”, anunciando que o JD 11.11 deste ano terá o menor preço da rede, anunciando que oferecerá aos consumidores os preços mais baixos, os produtos mais atraentes e o serviço sofisticado. Em 20 de outubro, a Pinduoduo lançou oficialmente a promoção do Festival 11.11, cujo slogan é “Todo dia é 11.11, todo dia preço realmente baixo”. O “preço realmente baixo” tornou-se um ponto-chave na concorrência entre as plataformas de comércio eletrônico para o festival de 11.11.
O comitê organizador do Tmall Double 11 espera que, este ano, 1 bilhão de consumidores participem do Festival, e mais de 80 milhões de produtos mais vendidos vão alcançar o menor preço do ano.
Os subsídios e incentivos da plataforma Tmall se tornaram uma das principais atrações do Double 11 deste ano. A Tmall disse que a plataforma Double 11 emitirá mais de 10 bilhões de envelopes vermelhos dentro da plataforma, incluindo 1 bilhão de envelopes vermelhos de dinheiro vivo, 1 bilhão de direitos de associação à marca, 1 bilhão de envelopes vermelhos de jogo interativo “mobilização total da ilha da fantasia”.
Antes do Double 11, a Tmall investiu RMB 2 bilhões em incentivos para comerciantes. As marcas que vendem na Tmall se forem elegíveis no ciclo completo de negócios do festival Double 11 , a plataforma retornará à comissão às marcas. Ao mesmo tempo, os novos comerciantes que se apressarem em participar antes do Double 11 estarão isentos de comissões durante o período do festival de Double 11.
O presidente do Centro de Desenvolvimento de Negócios de Marcas da Taotian Group, Aowen, acredita que guerras de preços excessivas podem destruir a marca e até mesmo o setor, e enfatizou que o consumo não depende apenas do preço para vencer, mas do valor para vencer. Aowen disse que, além do volume de transações, ele espera que mais categorias novas, novas marcas e novos comportamentos de consumo possam crescer no festival de compras 11.11.
Além dos preços baixos, no 11.11 deste ano, o Taotian Group apostará fortemente no tráfego externo para despertar o entusiasmo do usuário pelas compras, impulsionando o retorno do tráfego de usuários. Além disso, os anúncios do WeChat podem ser transferidos diretamente para o Taobao e a estação B para iniciar a cooperação. Na conferência, o gerente geral do departamento de marketing do Taotian Group, Mu Shan, anunciou que a festa noturna do 11.11 do Tmall deste ano será o retorno oficial do usuário no Taobao, Hunan TV e Mango TV, que podem ser sincronizados para assistir à “Noite Surpresa do 11.11 do Tmall”.
Fonte: yicai.com
Imagem principal: Xinhua