Tecnologia

Em 2024, todos os aviões civis da China terão Sistema de Navegação por Satélite Beidou

Recentemente, um avião de passageiros A321, equipado com o Sistema de Navegação por Satélite Beidou, (BDS, sigla em inglês), aterrou no Aeroporto Internacional de Pequim. Segundo informações do site IThome, publicadas nesta quarta-feira (14), através da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC, sigla em inglês). Este equipamento foi autodesenvolvido pela quinta academia da CASC, e tem dados reais medidos de rastreamento que mostram a taxa de sucesso de até 97% em uma rota de 1 minuto, satisfazendo plenamente os requisitos internacionais para o rastreamento de aeronaves civis.

De acordo com as autoridades, atualmente existem cerca de 3.800 aeronaves civis na China, que devem ser totalmente equipadas com o sistema BDS até 2024, e inseridos no Sistema de Navegação por Satélite Global (GNSS, sigla em inglês) da cabine, para romper ainda mais o monopólio das empresas estrangeiras sobre o sistema aviônico.

Segundo as autoridades, a Administração de Aviação Civil da China (CAAC, sigla em inglês), têm completado a instalação do Sistema de Endereçamento e Relatórios de Comunicação Aeronáutica (ACARS, sigla em inglês) para todas as aeronaves civis em 2016, permitiu-se o monitoramento nesses aviões. Mas, como esse sistema é operado de forma intermitente por empresas estrangeiras e não pode ser controlado de maneira autônoma. A pesquisa e o desenvolvimento do sistema BDS, e inspirado por voo MH370 da Malásia em 2014, tem como objetivo libertar as aeronaves civis das restrições impostas por empresas estrangeiras sobre o sistema de aviação.

Meng Bin, responsável pelo projeto do setor divisão da empresa, Space Star Technology CO., LTD., disse que o sistema BDS realizou uma tecnologia integrada de comunicação-navegação, permitindo a troca de mensagens curtas e simples por meio de radar e satélite entre o avião e autoridades em solo, e o envio sobre os dados da posição do voo por relatórios de mensagens, garantindo-se o “dobro de segurança” nos aviões. Além disso, o sistema BDS-3 possui uma órbita terrestre média, uma órbita geoestacionária, e uma constelação híbrida de satélites em órbita terrestre circular média inclinada. Em relação à utilidade do Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês) do EUA, o BDS pode satisfazer as necessidades de rastreamento e o envio de mensagens curtas em situações complexas, com o seu aumento na capacidade de monitorização das aeronaves civis. E o mais importante é que o sistema BDS permite o controle do rastreamento nas aeronaves civis seja totalmente autónomo.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome