Nesta terça-feira (8), a primeira final de Big Air no esqui estilo livre feminino dos Jogos Olímpicos de Inverno foi realizada. A competição é dividida em três saltos para cada atleta, e os dois saltos com maior pontuação são selecionados, e são somadas para obter a pontuação total da competidora.
O embate foi mais acirrado entre a sino-americana Eileen Gu, ou em chinês Gu Ailing, e a francesa Tess Ledeux. A vitória ficou com Eileen Gu.
A disputa pelo ouro
Na primeira bateria, Gu Ailing fez um salto de 1440°, marcando 93,75 pontos, o que a colocou atrás da francesa, que fez um movimento de 1620°.
Após as duas primeiras baterias, Eileen ficou temporariamente em terceiro lugar. Para conquistar a medalha de ouro, a atleta que compete pela China, fez uma manobra que nunca havia sido feito antes, um salto de 1620° garantiu o primeiro lugar para Eileen.
Fonte: The Paper
O terceiro salto marcou 94,50 pontos para a chinesa, e com 188,25 pontos Eileen levou a primeira medalha de ouro em Big Air de esqui da história para casa.
Depois de completar a manobra, a próxima Gu Ailing ficou muito animada e incrédula com o que ela mesmo fez, já que Big Air não é exatamente o esporte mais forte dela, ou seja, a modalidade com que ela tem menos tempo de treino e menos experiência em competições.
Fonte: The Paper
Conseguir completar uma manobra tão difícil, ainda mais na sua primeira vez nas Olimpíadas de Inverno, é uma conquista incrível para Eileen.
“Posso ser uma ponte entre os esportes de gelo e neve, e as mulheres chinesas, para que elas possam participar desse esporte. Também posso ser uma ponte entre a China e os EUA, para que os amantes desse esporte dos dois países se entendam melhor. Afinal, o esporte é uma língua comum em todo o mundo” disse a campeã.
Leia também: Eileen Gu, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, ganha 6 campeonatos em 36 dias
Fonte: 21st Century Business Herald; The Paper