O “WI Harper Industrial Sentiment Index (4Q 2021) Report”, que faz um panorama da indústria, foi divulgado nesta sexta-feira (28). De acordo com o relatório, para evitar diversos impactos inesperados na economia nacional e internacional causados pela pandemia, a China controlou a propagação do coronavírus e realizou o desenvolvimento da economia, com um crescimento do PIB de 8,1% ao ano em 2021.
A prosperidade industrial manteve-se relativamente alta, de acordo com o Índice de Prosperidade Industrial da WI Harper em 109,3, 104,9, 103,4 e 102,4, respectivamente, do primeiro ao quarto trimestre de 2021, com uma taxa de queda de trimestre para trimestre. Embora o índice de prosperidade tenha caído no quarto trimestre, ainda é 3,2 p.p. acima do nível do mesmo período de 2019 antes do surto.
Indústria de alta tecnologia lidera o crescimento industrial estável
A economia industrial chinesa se recuperou de forma constante à medida que o país implementou a política de “Seis Estabilizações1” e as “Seis Garantias2“, para enfrentar os problemas de aumento nos produtos de commodities, ajudar as empresas a aliviar suas dificuldades dos produtos e fornecendo apoio direcionado a pequenas, médias e microempresas, empresários individuais e outros agentes do mercado para recuperar a estabilidade da economia.
Em 2021, o valor agregado industrial cresceu 9,6%, 1,5 ponto percentual acima da taxa de crescimento anual do PIB. No quarto trimestre de 2021, as taxas de crescimento dos seis indicadores (as taxas de crescimento da produção, vendas, exportações, relação custo-benefício e investimento) que compõem o Índice de Prosperidade Industrial da WI Harper continuaram a um nível relativamente elevado, embora tenha diminuído em diferentes graus, enquanto o emprego de mão-de-obra caiu ano a ano.
Dos 11 setores específicos monitorados pelo Índice da WI Harper, um aumentou, um permaneceu estável e nove caíram. Analisando com o ponto de vista da indústria de alta tecnologia, a epidemia na China emanava e era eliminada de forma dinâmica, enquanto a pandemia se alastrou e a demanda por suprimentos médicos e vacinação no país e no mundo continuava forte.
A indústria farmacêutica ativa e a indústria biofarmacêutica acelerou o desenvolvimento, a indústria farmacêutica está em um nível relativamente alto de prosperidade, o índice de prosperidade foi afetado pela elevação da base alta para baixo. O índice de confiança da indústria farmacêutica foi de 104,6 no quarto trimestre de 2021, uma queda de 1,1 p.p. em relação ao 3° tri do mesmo ano, mas 6,1 p.p. acima do nível do mesmo período de 2019 antes da epidemia.
A China acelerou a construção de novas redes, plataformas e outras infraestruturas representadas pela tecnologia 5G e inteligência artificial, e a demanda da indústria de fabricação de equipamentos de TI manteve um forte crescimento, afetada pela elevação da base ano a ano, o índice de crescimento da indústria de equipamentos de TI da China central é de 100,1%, ou seja, caiu 1,2 p.p. em comparação com o trimestre anterior do mesmo ano, mas teve 0,9 p.p. acima do nível no mesmo período em 2019 antes do surto.
Em termos de produção, a taxa de crescimento da produção industrial continuou caindo, pela elevação da base anual. O valor agregado da indústria acima da escala nacional cresceu 9,6% ano após ano em 2021, uma queda de 2,2 p.p. em relação ao crescimento de janeiro a setembro. O crescimento médio de dois anos foi de 6,1%, ou seja, 0,4 p.p. acima do nível do mesmo período de 2019 antes do surto. No que diz respeito às variações mensais, a taxa de crescimento mensal da produção industrial recuperou por três meses consecutivos. Entre outubro e dezembro do ano passado, o valor agregado da indústria acima da escala nacional aumentou 3,5%, 3,8% e 4,3%, respectivamente. O crescimento da produção industrial acelerou gradualmente à medida que as medidas políticas foram estabelecidas.
Em 41 grandes setores industriais, a fabricação de equipamentos manteve um ritmo de crescimento relativamente rápido, impulsionando o papel de liderança para o crescimento industrial estável. O valor agregado na indústria de alta tecnologia e na indústria de equipamentos cresceu 18,2% e 12,9% respectivamente em 2021. Do ponto de vista dos produtos, a produção de novos veículos de energia, robôs industriais, circuitos integrados e equipamentos de microcomputadores aumentou 145,6%, 44,9%, 33,3% e 22,3%, respectivamente no ano passado.
Novas formas de impulsionar a economia com medidas políticas
Em 2022, a China irá buscará o progresso, assegurando ao mesmo tempo a estabilidade e a política fiscal pró-ativas. Espera-se que o progresso dos investimentos no orçamento central e o ritmo da emissão de títulos especiais dos governos locais sejam acelerados. Em 17 de janeiro, o banco central publicou uma redução de 10 pontos-base da taxa de juros das operações de empréstimo a médio prazo (MLF, sigla em inglês) e das operações de recompra no mercado aberto, contribuindo para reduzir os custos de financiamento das empresas. O impulso constante das políticas públicas contribui para melhorar as expectativas das empresas, alavancar o capital social e injetar nova energia cinética no desenvolvimento das empresas industriais.
Com a política de manter a estabilidade de preços e ajudar as empresas a resgatar, o aumento dos preços das matérias-primas de energia caiu e a situação de rentabilidade das empresas e pedidos industriais aumentou. O índice de novos pedidos no índice dos gerentes de compras (PMI, sigla em inglês) no setor de manufatura foi de 48,8%, 49,4% e 49,7%, respectivamente, de outubro a dezembro de 2021, recuperando por dois meses consecutivos. Em questão da demanda no exterior, o novo índice de pedidos de exportação no PMI da indústria de fabricação foi de 48,5% e 48,1%, respectivamente, em novembro e dezembro, acima do nível do período de agosto a outubro de 2021. Ao mesmo tempo, a entrada em vigor e implementação do Acordo de Parceria Econômica Integral Regional (RCEP, sigla em inglês) abrirá ainda mais espaço de mercado para o desenvolvimento das empresas de comércio exterior da China.
1Seis estabelecimentos: manter a empregabilidade, finanças, comércio externo, capitais estrangeiros, investimento e expectativas do mercado.
2Seis garantias: englobam a garantia de emprego, bem-estar fundamental, mercado, segurança alimentar e energética, cadeias industriais e de fornecimento, e funcionamento de unidades básicas.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: The Paper