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Economia de baixa altitude impulsiona desenvolvimento de carros voadores; montadoras aceleram implementação

Economia de baixa altitude
Fonte da imagem: Mao Siqian/ Xinhua

A crescente economia de baixa altitude, avaliada em trilhões de dólares, está impulsionando o desenvolvimento acelerado de carros voadores. Recentemente, o Grupo GAC lançou oficialmente sua nova marca de veículos aéreos, chamada “GOVY”, e apresentou o GOVY AirJet, o primeiro carro voador de asa composta da empresa.

Segundo informou o jornal chinês Yicai, Wu Jian, presidente do Instituto de Pesquisa do Grupo GAC, afirmou que a empresa está comprometida com o desenvolvimento de carros voadores, com investimentos proporcionais em pesquisa e desenvolvimento e, futuramente, contará com capital privado para ampliar as operações. Wu também revelou que o Grupo GAC está em processo de criação de uma nova empresa dedicada exclusivamente à produção e inovação no setor de carros voadores.

Desde o início deste ano, empresas como XPENG AEROHT, Grupo GAC e Changan Automobile têm acelerado suas iniciativas nesse mercado emergente. O “Porta-aviões Terrestre”, da XPENG AEROHT, tem preço de reserva inferior a RMB 2 milhões, com produção em massa e entrega planejadas para 2026 e uma capacidade anual estimada de 10.000 unidades. A empresa já realizou com sucesso um teste de voo no distrito comercial central de Lujiazui, em Xangai.

Enquanto isso, a Changan Automobile planeja formalizar uma parceria estratégica em 21 de dezembro para avançar em pesquisas no setor. A montadora já anunciou planos para lançar veículos aéreos de baixa altitude e carros voadores até 2026.

No mercado secundário, ações relacionadas a carros voadores subiram mais de 30% desde o início do ano, refletindo otimismo em torno da economia de baixa altitude, estimada pela Administração de Aviação Civil da China para alcançar RMB 1,5 trilhão até 2025 e RMB 3,5 trilhões até 2035.

Segundo Su Qingpeng, do Grupo GAC, a evolução da economia de baixa altitude ocorrerá em três fases. Inicialmente, o foco será no transporte de passageiros para turismo e deslocamentos de curta distância.

A segunda fase transformará os táxis aéreos em realidade, enquanto a terceira, prevista para 2030, verá o transporte aéreo como parte do cotidiano. Atualmente, a indústria está na transição da primeira para a segunda fase.

Apesar do progresso, os carros voadores ainda enfrentam desafios significativos, incluindo lacunas em regulamentação, falta de infraestrutura adequada, limitações na densidade energética das baterias e dificuldades para aliar conveniência de transporte com eficiência energética.

Wu Songquan, engenheiro sênior do Centro de Pesquisa Estratégica e Política Automotiva da China Automotive Technology and Research Center, destacou o enorme potencial da indústria, mas alertou que o salto de “0 a 1” requer mais do que apenas esforços de mercado. Ele defende maior apoio governamental, planejamento coordenado, definição de tecnologias-chave e criação de cenários de aplicação, além de promover inovações por meio de projetos-piloto regionais.

Wu também enfatizou a necessidade de um ecossistema robusto para o desenvolvimento de carros voadores, transformando a economia de baixa altitude em um motor de crescimento econômico e tecnológico para a China.

Veículos aéreos do Grupo GAC

Segundo o Grupo GAC, o GOVY AirJet combina as características de asas fixas e multi-rotor, oferecendo alta eficiência e desempenho. Mais de 90% da estrutura da aeronave é construída com compósitos de fibra de carbono, resultando em um peso equivalente a um terço de um carro do mesmo volume.

Em termos de desempenho, o motor do GOVY AirJet apresenta um torque 200% maior em comparação aos carros elétricos tradicionais, atingindo uma velocidade máxima de voo de 250 km/h. O modelo utiliza um pacote de baterias de alta segurança em fibra de carbono, com uma eficiência de integração de 82% e um sistema de energia de alta densidade. A autonomia atual supera 200 km, com suporte para recarga em apenas 30 minutos.

No futuro, a autonomia poderá dobrar para 400 km com a introdução de baterias sólidas desenvolvidas pelo Grupo GAC, posicionando o GOVY AirJet como um marco no segmento de carros voadores, combinando inovação tecnológica e eficiência energética.

Em termos de tecnologia inteligente, o carro voador integra tecnologias como rádio especializado, protocolo ADS-C, sistema de satélite único Beidou, rede de satélites de órbita alta e baixa, recursos da Internet via Satélites da China, 5G-A com percepção de situação e posicionamento preciso, para criar um sistema de vôo não tripulado de todo o espaço com redundância total de toda a cadeia. Ele também é equipado com um sistema de monitoramento em tempo real e diagnóstico remoto, tecnologia de evitação inteligente de obstáculos e retorno automático, e um sistema de câmeras e radares de percepção de ambiente em todas as direções.

Fonte: yicai.com