Economia

“Double 11″ da China: Boom de compras pode ajudar na recuperação da economia

Double 11
Fonte da imagem: Yang Chenguang/ Xinhua

O tão aguardado festival de compras “Double 11”, que acontece oficialmente neste sábado 11 de novembro, pode ser um combustível para a economia chinesa. Analistas destacam que esse fenômeno de compras, aliado à temporada de consumo de pico no quarto trimestre, desempenhará um papel estratégico ao impulsionar um consumo doméstico, contribuindo significativamente para a contínua recuperação econômica.

Durante a primeira semana do festival Double 11, iniciado em 23 de outubro, quase 30 marcas na JD.com atingiram vendas superiores a 1 bilhão de yuans (aproximadamente $137,17 milhões), enquanto o faturamento de quase 15.000 marcas aumentou mais de cinco vezes em relação ao ano anterior, conforme relatórios da empresa.

Na gigante do comércio eletrônico Tmall, o valor da mercadoria de 155 marcas ultrapassou 100 milhões de yuans minutos após o início do festival em 31 de outubro. Mais de 70.000 marcas alcançaram o valor de vendas do ano anterior em apenas uma hora. Vinte e nove salas de transmissão ao vivo ultrapassaram a marca de 100 milhões de yuans logo após o início do festival, conforme dados do Tmall.

O “Double 11”, também conhecido como Dia dos Solteiros, inicialmente um festival de compras online de um dia em 11 de novembro, foi expandido para várias semanas este ano, com cada plataforma de comércio eletrônico apresentando suas próprias promoções.

Zhang Yi, CEO do Instituto de Pesquisa iiMedia, antevê que as vendas para o festival deste ano atingirão um recorde nos últimos anos, impulsionadas por um ímpeto de recuperação de consumo relativamente estável e forte ao longo deste ano.

Ele acrescenta que comerciantes nacionais e mercados têm lançado promoções com preços mais atrativos e descontos mais substanciais, visando ativamente atrair o tráfego do consumidor.

O festival Double 11, juntamente com outros eventos de promoção de comércio eletrônico no final do ano e o próximo feriado de Ano Novo, impulsionará significativamente a recuperação do consumo no quarto trimestre, apresentando resultados perceptíveis, afirma Cong Yi, professor da Universidade de Finanças e Economia de Tianjin.

O consumo tem sido a âncora para a estabilização da economia chinesa, contribuindo com 83,2% da expansão econômica nos primeiros três trimestres do ano, representando 4,4 pontos percentuais da taxa de crescimento do PIB, conforme dados do Escritório Nacional de Estatísticas.

As autoridades chinesas intensificaram os esforços contínuos em 2023 para impulsionar o consumo doméstico, com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma lançando 20 medidas administrativas para estimular os gastos domésticos, visando expandir a demanda do mercado interno e promover o desenvolvimento econômico de alta qualidade.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Xinhua
Imagem principal: Yang Chenguang/ Xinhua