Tecnologia

DJI lança pacote de drone e óculos de Realidade Virtual, promovendo pilotagem imersiva

O fabricante chinês de drones DJI lançou na terça-feira, 2 de março, seu drone de visão em primeira pessoa (FPV, First-Person View), que oferece uma experiência de pilotagem imersiva e de qualidade superiores em comparação aos drones padrão.

Chamado de DJI FPV, o dispositivo é vendido junto com um controlador e um par de óculos de proteção para permitir a visualização em primeira pessoa a bordo, ao contrário de outros drones da empresa que são transmitidos por vídeo no controlador ou na tela do smartphone.

O drone pronto para voar estabelece automaticamente conexões sem fio com o controlador e os óculos, e é capaz de três modos de voo intuitivos que acomodam profissionais e amadores, de acordo com a empresa.

(Fonte: Pandaily, página oficial da DJI; Óculos de realidade virtual e o controle remoto do Drone DJI FPV)

Independentemente de qual modo de voo o drone está ativo, ela inclui ‘normal’ para pilotos novatos, ‘manual’ para controle total do usuário e ‘esporte’ como um meio-termo entre os dois anteriores, seu freio de emergência e recursos de flutuação podem ser acionados a qualquer momento com o pressionar de um botão para garantir a segurança.

A câmera é equipada com uma lente super grande angular que pode gravar até 4K em resolução de 60 quadros por segundo, bem como uma opção em câmera lenta de 120 fps com resolução de 1080p. Além disso, ele utiliza o sistema de estabilização RockSteady da GoPro e possui um campo de visão de 150 graus.

“Comparado com drones aéreos comuns, o DJI FPV apresenta desempenho de voo poderoso, velocidade de voo mais rápida e não é limitado por restrições de ângulo de voo, prometendo uma experiência de controle suave e um voo com mais flexibilidade”, disse a empresa em seu site.

A DJI afirma que o drone FPV inclui motores de alto desempenho que podem levá-lo da paralisação a 100 km/h em apenas 2 segundos, com a velocidade máxima atingindo 140 km/h

O dispositivo tem um tempo de vôo de 20 minutos por carga de bateria, que é mais curto do que outros drones padrão, mas muito acima do que outros drones FPV no mercado, que tendem a variar de três a dez minutos, conforme confirmado em uma análise do The Verge.

Em uma tentativa de lidar com a latência do feed de vídeo – um grande desafio técnico para drones FPV – DJI disse que resolveu o problema com a versão mais recente de sua tecnologia Ocusync, chamada O3, em seus óculos. Isso permite uma visão ultra suave e confiável do vôo do drone com uma resolução de 810p, 60fps ou 120fps.

O novo modelo também suporta um “modo de público”, permitindo ao usuário conectar até mais oito pares de óculos para uma visão aérea compartilhada.

O pacote padrão é vendido por 7.999 yuans (US$ 1.299 nos EUA) e inclui o controle remoto, óculos FPV, cabos e uma bateria. A empresa também oferece um controlador de movimento autônomo por 999 yuans (US$ 199), que permite ao piloto controlar o drone com movimentos manuais.

A DJI, com sede em Shenzhen, domina o negócio global de pequenos drones com uma participação de mercado de 69%, de acordo com a consultoria DroneAnalyst.

Em dezembro, a empresa foi adicionada à lista de entidades do Departamento de Comércio dos EUA, que a categoriza como uma ameaça à segurança nacional e proíbe as empresas americanas de exportar tecnologia para a empresa.

 

 

Fonte: Pandaily