No dia 6 de abril, a mídia LatePost informou que a DIDI, empresa chinesa dona da 99, iniciou um projeto de construção de carros, liderado por Yang Jun, vice-presidente da DIDI e gerente-geral da “Xiaojuchefu”, que também é o chefe de produto do D1, um carro de rede customizado lançado conjuntamente pela DIDI e BYD.
A equipe começou a caçar talentos dos fabricantes de automóveis. Fontes dizem que Zhu Jiang, que foi o vice-presidente de desenvolvimento de usuários na NIO, também pode se juntar à DIDI. Zhu Jiang tem anos de experiência em empresas automotivas, tendo trabalhado para a BMW Brilliance, Lexus, NIO e Ford China. A DIDI não respondeu à mídia 21st Century Business Herald (21 CBH) sobre o assunto.
Desenvolvimento da DIDI e a cooperação com empresas automobilísticas
Em 2015, DIDI e BYD criaram a empresa DIDI New Energy; em maio de 2018, DIDI e Li Auto criaram a Orange-E Mobility; em dezembro do mesmo ano, DIDI e BAIC BJEV (New Energy) criaram a Jing Ju New Energy. Em 2018, a DIDI até lançou uma aliança chamada “Hongliu Alliance” com 31 empresas da cadeia da indústria automobilística. Mas, naquela época, o posicionamento da empresa ainda estava mais focado na plataforma de serviços de viagem.
Foi só em 2020 que a DIDI mostrou ambição de construir carros. Dados da Qixinbao, plataforma de pesquisa dos dados de empresas privadas da China, mostram que em novembro de 2019, a BYD e a empresa Xiaoju Intelligent Vehicle Technology controlada pela DIDI, estabeleceram uma joint venture, na qual, a BYD detém uma participação de 65% e a DIDI detém uma participação de 35%. Um ano depois, os dois lados lançaram em conjunto o carro para serviço online personalizado D1.
Além disso, uma subsidiária integral da DIDI havia anunciado uma parceria com a BAIC em 2020, na qual as duas partes desenvolveriam em conjunto modelos personalizados de alto nível de condução autônoma especificamente para operações de RoboTaxi (táxi autocondutor).
Por que a DIDI começaria a produzir carros agora?
De acordo com fontes da indústria, o projeto de construção de carros da DIDI provavelmente servirá para apoiar o IPO da empresa. Recentemente, tem havido rumores contínuos da empresa de realizar IPO, com possíveis avaliações de capital na listagem variando de US$ 60 bilhões a US$ 100 bilhões.
De US$ 60 bilhões a US$ 100 bilhões, onde está o espaço de crescimento da DIDI? A fabricação de carros pode ser uma das respostas. Em 2020, as novas empresas de fabricação de carros elétricos é uma das favoritas do mercado de capitais. No final de dezembro, os preços das ações de Tesla e NIO subiram 690,97% e 1038,56%, respectivamente, em comparação com o início do ano, e Xpeng e Li Auto, que listaram-se no mercado acionário americano em 2020, viram seus preços de ações subirem 179,13% e 154,96%, repectivamente, em comparação com o preço de emissão até o final do ano.
Ao mesmo tempo, a DIDI tem vantagens únicas no mercado automobilístico. Sua vantagem é a grande quantidade de usuários e dados de veículos acumulados sob a sua plataforma que opera 24 horas por dia.
Dados mostram que o tamanho atual dos usuários da DIDI ultrapassou 100 milhões de pessoas, com uma ordem média diária de mais de 2 milhões. A partir de 2016, a quilometragem acumulada dos pedidos da plataforma atingiu 12,8 bilhões km.
Fonte: 21st Century Business Herald