Em 28 de janeiro, rumores em torno da conclusão do financiamento de US$ 300 milhões da “DIDI Autonomous Driving” (Condução Autônoma da DIDI) foram confirmados por Zhang Bo, CTO da DIDI Chuxing (DIDI) e CEO da DIDI Autonomous Driving, nas redes sociais, disse que a DIDI irá investir o que precisar na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia de direção autônoma. A DIDI é dona da 99 no Brasil.
A nova rodada de financiamento de US$ 300 milhões que a DIDI completou foi liderada pelo IDG Capital e seguida pela CPE, Paulson Investment, Russia-China Investment Fund, Guotai Junan Securities, CCB International (China Construction Bank), entre outros investidores.
Esta é também a segunda rodada de financiamento que a DIDI Autonomous Driving recebeu desde seu spin-off com a DIDI. Informações da Qixinbao (Banco de dados de empresas da China) mostram que em maio de 2020, a DIDI anunciou que a DIDI Autonomous Driving completou sua primeira rodada de financiamento adquirindo mais de US$ 500 milhões, que foi liderada pela SoftBank Vision Fund.
DIDI disse que após receber o apoio financeiro, aumentará os investimentos em direção autônoma, coordenação veículo-rodoviária e tecnologias de AI relacionadas. Ao mesmo tempo, a DIDI aprofundará ainda mais sua cooperação com a indústria automotiva, acelerará o processo de produção em massa de veículos autônoma, promovendo a transformação da indústria automotiva e de transporte global.
Histórico da DIDI Autonomous Driving
Em 5 de agosto de 2019, a DIDI anunciou que o departamento de condução autônoma foi promovido para uma empresa, com o CTO da DIDI, Zhang Bo, atuando como CEO da nova empresa DIDI Autonomous Driving. Meng Xing, que era para ser o diretor-executivo de fundos, tornou-se o COO da nova empresa. Na parte de P&D, foram separados duas equipes de EUA e China, com Jia Zhaoyin atuando como chefe de equipe em EUA e Zheng Jianqiang da China, todos os três reportam o trabalho diretamente para Zhang Bo.
Entretanto, o Jia Zhaoyin, deixou a DIDI em julho de 2020, e fontes disseram que ele se mudou para a Cruise, a segunda empresa de condução autônoma dos EUA, que é de propriedade da General Motors.
Fonte: 21 caijing