Empreendedorismo

Dia dos Solteiros terá edição global em 20 países com investimento de RMB 1 bilhão da Taobao

Taobao Global

Na tarde de 22 de setembro, a Taobao Global anunciou que o festival de compras do Dia dos Solteiros (11/11) contará neste ano com um investimento de RMB 1 bilhão em subsídios de marketing no mercado internacional. A meta é apoiar 100 mil lojistas a dobrar as vendas no exterior durante o evento.

Desde o início de 2024, a empresa acelera sua expansão internacional. Segundo Ye Jianqiu, gerente-geral da Taobao Global, pela primeira vez o 11/11 será realizado simultaneamente em 20 países e regiões, com cinco versões linguísticas, alcançando consumidores em diferentes mercados.

A plataforma opera em modelo leve de e-commerce transfronteiriço, com “0 devolução e reembolso, 0 custo operacional”. Os lojistas apenas aderem ao Plano de Crescimento Global em suas lojas já existentes, e os produtos passam a ser disponibilizados automaticamente em sites internacionais. A própria Taobao cobre devoluções e fornece a infraestrutura da operação global.

De acordo com Ye, desde o lançamento do programa em 2024, mais de 1 milhão de lojistas já aderiram, e o GMV dos participantes cresceu três vezes mais que a média do mercado internacional.

Durante o 11/11, a Taobao Global investirá RMB 1 bilhão em marketing para aquisição de novos usuários no exterior. A empresa também anunciou que os 12 sites internacionais da plataforma oferecerão frete grátis e devolução garantida. Hong Kong e Macau terão frete grátis sem valor mínimo, enquanto Taiwan, Singapura, Malásia e Austrália distribuirão cupons diários de frete de alto valor.

Pela primeira vez, a Taobao lançará um jogo interativo para usuários não falantes de chinês, chamado Taobao Wonderland. O recurso permitirá check-ins diários para acumular moedas virtuais (jin dou), que poderão ser usadas como desconto nas compras, com possibilidade de reduzir até 50% do valor dos pedidos. Em 16 países e regiões, novos usuários terão acesso à promoção “compra relâmpago por 1 RMB” em sua primeira aquisição durante o festival.

Para ampliar o tráfego, a empresa dará apoio especial a setores como moda, eletrônicos 3C, móveis e decoração, esportes e atividades ao ar livre, brinquedos e colecionáveis, além de autopeças.

Segundo Yishan, diretora do Centro de Lojistas da Taobao Global, os sites internacionais terão páginas dedicadas a setores específicos durante o 11/11. “Não se trata apenas do 11/11, mas de uma estratégia de longo prazo. Ao longo do ano, promoveremos centenas de eventos temáticos por categoria, com cupons de alto valor e etiquetas especiais para produtos internacionais, apoiando os lojistas a ampliar resultados de vendas”, afirmou.

A estimativa da Taobao Global é que mais de 1 milhão de lojistas participem do 11/11 internacionalmente, com cerca de 400 milhões de produtos elegíveis para frete grátis. A expectativa é que 100 mil lojistas consigam dobrar suas vendas no exterior neste ano.

Fonte: finance.sina.com.cn