Economia

Departamentos revelam direções específicas para condução econômica da China para 2024

China 2024
Fonte da imagem: Song Weiwei/ Xinhua

A política macroeconômica de 2024 seguirá a diretriz de crescimento estável, e consolidar e fortalecer a tendência positiva de recuperação econômica tornou-se o foco de atenção do mercado. Essa foi uma das conclusões da recém-concluída Reunião Econômica Central que delineou a direção para a situação econômica e as políticas macroeconômicas do próximo ano.

Em 13 de dezembro, o China Center for International Economic Exchanges realizou a Conferência Econômica Anual da China para os anos de 2023 a 2024. Han Wenxiu, vice-diretor responsável pelos trabalhos diários da Administração Financeira Central, e representantes dos departamentos de Desenvolvimento e Reforma, Finanças, Comércio e Habitação e Construção interpretaram o espírito da Reunião Econômica Central, revelando as direções específicas das políticas na próxima fase.

Han Wenxiu afirmou que os principais objetivos de desenvolvimento econômico e social para 2023 na China estão prestes a serem alcançados com sucesso. No próximo ano, serão implementadas políticas favoráveis à estabilidade das expectativas, do crescimento e do emprego, evitando medidas restritivas e supressivas. O que for estabelecido deve ser feito de maneira proativa. Ao mesmo tempo, é necessário manter a estabilidade, ajustar no momento certo e medida certa, evitando se desviar da realidade e buscar resultados apressados.

Em relação à gestão prudente e eficaz dos riscos imobiliários, Dong Jianguo, vice-ministro do Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, afirmou que apoiará as empresas imobiliárias temporariamente com problemas de liquidez a resolver questões de fluxo de caixa a curto prazo, promovendo sua recuperação operacional normal e evitando riscos concentrados de inadimplência. A demanda por moradias deve ser determinada com base nas mudanças demográficas, planejando cientificamente o fornecimento de terra, alocando recursos financeiros e realizando a gestão abrangente de casas, terrenos e fundos com base nas habitações. Essas medidas visam evitar grandes flutuações no mercado.

A estratégia de “primeiro estabelecer, depois reformar” não deve se afastar da realidade

A economia chinesa progrediu de maneira sinuosa, apresentando um padrão geral de alta taxa de crescimento, baixa inflação, emprego estável e equilíbrio básico nas transações internacionais. No primeiro trimestre, o crescimento econômico foi de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, no segundo trimestre foi de 6,3% e no terceiro trimestre foi de 4,9%. Muitas instituições agora preveem que o crescimento econômico para o ano inteiro de 2023 será de cerca de 5,2%, mostrando uma tendência de baixa no início, seguida por um crescimento sólido e, em seguida, uma estabilização. A China contribuiu com cerca de 30% para o crescimento econômico global este ano, mantendo-se como o maior motor da economia mundial.

Han Wenxiu afirmou que é esperado que a criação de empregos urbanos novos atinja mais de 12 milhões durante todo o ano. O índice de preços ao consumidor (IPC) subirá cerca de 0,4%. Apesar da queda nas exportações dos principais países comerciais este ano, o valor total de importação e exportação da China se manteve basicamente estável, e a participação nas exportações no mercado internacional permaneceu em torno de 14%, ligeiramente acima do nível de. As reservas cambiais mantiveram-se acima de US$3 trilhões e a taxa de câmbio da moeda chinesa RMB permaneceu basicamente estável.

Ning Jizhe, vice-presidente do China Center for International Economic Exchanges, também mencionou na conferência que os quatro principais indicadores macroeconômicos da China – PIB, IPC, taxa de desemprego e reservas cambiais – têm vantagens comparativas no cenário internacional. Ele citou a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de outubro, que indica que o crescimento econômico da China em 2023 seria de 5%, em comparação com 2,1% dos Estados Unidos, 0,7% da zona do euro e 2% do Japão. Em termos de taxa de desemprego, a taxa média de desemprego urbano na China foi de 5,3% de janeiro a outubro, melhor que os cerca de 6,5% na zona do euro.

Han Wenxiu acredita que a China ainda possui espaço considerável em termos de políticas macroeconômicas, com baixa inflação, uma dívida do governo central não muito alta e amplo espaço para políticas fiscal e monetária. Aprofundar abrangentemente as reformas injetará novos impulsos para o desenvolvimento. A China possui vantagens únicas com um sistema industrial completo e forte capacidade de suporte. Avanços rápidos foram feitos em tecnologias como inteligência artificial, aviação comercial, tecnologia quântica e biotecnologia, impulsionando a transição rápida para o desenvolvimento verde baseado em padrões de baixo carbono, proporcionando um dividendo econômico maior e um palco mais amplo para o desenvolvimento econômico do país.

A Reunião Econômica Central enfatiza a necessidade de perseverar na busca de progresso enquanto mantém a estabilidade, priorizando políticas que favoreçam a estabilidade das expectativas, crescimento e emprego. Han Wenxiu destacou que isso envolve a implementação cautelosa de medidas restritivas e supressivas, promovendo ativamente a transição de modelos econômicos, ajustando estruturas, melhorando a qualidade e eficiência, e consolidando continuamente as bases para um desenvolvimento estável e positivo.

Han Wenxiu analisa que “perseverar na busca de progresso” significa tratar a estabilidade como a principal situação e base, implementar políticas favoráveis à estabilidade das expectativas, crescimento e emprego, e agir com cuidado ao introduzir medidas restritivas e supressivas. “Priorizar o progresso” implica considerar o progresso como a direção e a motivação, ativamente buscar a inovação nas formas de transição, ajuste de estrutura, melhoria de qualidade e eficiência, e consolidar a base para um desenvolvimento estável e positivo. “Primeiro estabelecer, depois reformar” significa equilibrar e considerar a estabilidade e o progresso, estabelecer ativamente o que precisa ser estabelecido e resolver resolutamente o que precisa ser reformado com base no estabelecido. Ao mesmo tempo, é necessário manter a estabilidade, ajustar no momento certo e medida certa, evitando se desviar da realidade e buscar resultados apressados.

Fortalecer a inovação e a coordenação das ferramentas de política

A Reunião Econômica Central destaca a necessidade de fortalecer a regulação contracíclica e a regulação ao longo do ciclo, continuando a implementar uma política fiscal ativa e uma política monetária prudente, bem como fortalecer a inovação e coordenação das ferramentas de política.

Han Wenxiu afirmou que é necessário alocar um déficit moderado, títulos especiais do governo local, investimentos do orçamento central e transferências centrais com sabedoria, implementando adequadamente as políticas de redução de impostos e encargos estruturais. A chave é otimizar a estrutura dos gastos públicos, usar o dinheiro de forma eficaz e melhorar a eficácia do uso dos fundos públicos, supervisionar rigorosamente os fundos de transferência e disciplina financeira, controlar rigorosamente os gastos gerais, garantir a segurança nas linhas de frente e garantir a segurança do povo, mantendo a sustentabilidade financeira.

Lin Zechang, diretor do Departamento Integrado do Ministério das Finanças, disse na conferência que, para impulsionar o cumprimento das metas de desenvolvimento econômico e social em 2024, a política fiscal ativa no próximo ano deve ser mais proativa e eficiente. Ele afirmou que é necessário apoiar a construção do sistema industrial modernizado, apoiar ativamente a inovação científica e tecnológica, garantir o financiamento para avançar nas tecnologias centrais, continuar a aumentar o apoio à pesquisa básica e aprofundar a reforma do mecanismo de distribuição de fundos científicos e tecnológicos. É preciso expandir a demanda efetiva, continuar utilizando bem os títulos especiais do governo local, os investimentos do orçamento central e outros meios, desempenhar o papel do investimento governamental como motor e utilizar efetivamente ferramentas como transferências de segurança social para aumentar a renda dos residentes.

No que diz respeito à política monetária, Han Wenxiu acredita que a política monetária prudente deve ser flexível e moderada, mantendo a liquidez razoavelmente abundante. O tamanho do financiamento social e o suprimento de moeda devem ser ajustados para estar em linha com as metas de crescimento econômico e as expectativas de preços. Isso é benéfico para coordenar melhor o crescimento econômico real e as metas esperadas de preços, alinhando-se mais com os requisitos da regulação macroeconômica.

Ele enfatizou que o nível de preços é um termômetro da economia macro, e é prejudicial se estiver muito alto ou muito baixo. A política financeira deve aumentar o suporte à economia real, concentrando-se em cinco áreas: tecnologia financeira, finanças verdes, finanças inclusivas, finanças de aposentadoria e finanças digitais. Isso visa promover a estabilidade e a redução dos custos gerais de financiamento social, estabelecendo um ciclo virtuoso entre a economia e as finanças.

A Reunião Econômica Central também destaca a necessidade de fortalecer a consistência da orientação das políticas macroeconômicas. Han Wenxiu destacou a importância de fortalecer a coordenação entre políticas fiscais, monetárias, de emprego, industriais, regionais, tecnológicas e ambientais, incorporando políticas não econômicas na avaliação da consistência da orientação da política macroeconômica, fortalecendo a coordenação política e garantindo que todas as políticas avancem na mesma direção, formando uma força conjunta. Ele também mencionou a necessidade de fortalecer a propaganda econômica e a orientação da opinião pública para promover a compreensão positiva da economia chinesa.

Han Wenxiu disse que a prática demonstrou que, além das políticas econômicas diretas, muitas políticas não econômicas também têm impactos diretos ou indiretos na operação econômica. Portanto, é necessário aderir a uma visão sistêmica, fortalecer a coordenação entre políticas fiscais, monetárias, de emprego, industriais, regionais, tecnológicas, entre outras. Além disso, as políticas não econômicas também devem ser incluídas na avaliação da consistência da orientação da política macroeconômica para garantir que todos os tipos de políticas atuem de maneira mais eficaz e coordenada, reforçando a força conjunta.

A Conferência Econômica Central também fez disposições para o mercado imobiliário. A conferência destacou a resolução ativa e prudente dos riscos do setor imobiliário, tratando de maneira justa e equitativa as necessidades de financiamento razoáveis de diferentes empresas imobiliárias de propriedade distinta, promovendo um desenvolvimento estável e saudável do mercado imobiliário. Acelerar a construção de habitações de garantia, infraestrutura pública de “uso duplo” para emergências e projetos de reforma de vilas urbanas, que são os “três grandes projetos”. Aperfeiçoar os sistemas fundamentais relacionados e acelerar a construção de um novo modelo de desenvolvimento imobiliário.

Dong Jianguo, durante a conferência anual, afirmou que, em resposta ao risco de inadimplência da dívida de algumas empresas imobiliárias, o departamento de gestão financeira já implementou uma série de políticas de apoio. No entanto, o processo de eliminação de riscos ainda está em andamento, e eles continuarão a colaborar com o departamento de gestão financeira para garantir a implementação efetiva de todas as políticas, tratando de maneira justa e equitativa as necessidades de financiamento razoáveis de diferentes empresas imobiliárias de propriedade distinta, apoiando as empresas imobiliárias temporariamente com problemas de fluxo de caixa, promovendo sua recuperação operacional normal e evitando riscos concentrados de inadimplência da dívida.

Ele destacou especificamente que, nos últimos tempos, chamar a inadimplência da dívida de algumas empresas imobiliárias de “estouro” ou “quebra da cadeia de financiamento” é impreciso. As empresas imobiliárias geralmente têm uma estrutura composta por empresas do grupo e empresas do projeto, ambas sendo entidades legais independentes. A inadimplência da dívida da empresa do grupo não significa que a empresa do projeto pare de operar; o desenvolvimento e a operação do projeto ainda estão em andamento. Por exemplo, uma grande empresa imobiliária teve uma inadimplência da dívida no primeiro semestre do ano passado, mas neste ano, de janeiro a novembro, ainda alcançou vendas de cerca de 80 bilhões de yuan e concluiu a reestruturação da dívida.

Dong Jianguo enfatizou que se equipararmos a inadimplência da dívida a uma “estouro” ou “quebra da cadeia de financiamento”, isso criará uma compreensão errônea de que a empresa está completamente paralisada, resultando em uma crise de confiança na sociedade e impactando ainda mais as vendas de mercado, agravando as dificuldades das empresas. Todas as partes devem abordar racionalmente os problemas que surgem no mercado imobiliário e cooperar para manter o desenvolvimento estável e saudável desse setor.

Além disso, acelerar a construção de um novo modelo de desenvolvimento imobiliário é também um foco importante do trabalho do próximo ano. Os “três grandes projetos” mencionados com frequência nas importantes conferências deste ano são tanto uma alavanca para o novo modelo de desenvolvimento imobiliário quanto um ponto de ênfase para avançar de maneira estável no setor imobiliário.

Dong Jianguo afirmou que, no que diz respeito ao sistema e aos mecanismos, é necessário determinar as necessidades habitacionais com base nas mudanças na população, planejar cientificamente o fornecimento de terra, alocar recursos financeiros e realizar uma gestão abrangente ao longo do ciclo de vida, evitando flutuações extremas do mercado. Deve-se estabelecer um mecanismo de gerenciamento de longo prazo para a segurança habitacional, desde o desenvolvimento e construção até a manutenção e uso. O foco principal é acelerar a implementação do planejamento e construção de habitações de garantia, com ênfase na expansão de novas abordagens para habitações de garantia para venda, realizando a demanda básica garantida pelo governo, permitindo que o mercado atenda às necessidades de aprimoramento de habitações em vários níveis, estabelecendo, finalmente, um sistema habitacional integrado de aluguel e compra.

Fonte:yicai.com
Imagem principal: Song Weiwei/ Xinhua