O que caracteriza a cultura de negócios chinesa é a harmonia e a busca pelo equilíbrio. Junto com isso, três conceitos fundamentais da cultura chinesa guiam a maneira de agir dos chineses: guanxi, face (mianzi) e hierarquia.
1. Guanxi
A palavra guanxi se refere a relacionamento e networking. Guanxi são conexões de valor e de confiança. As relações de confiança são construídas ao longo do tempo, e toda a sociedade chinesa é guiada por esse princípio, desde o núcleo familiar, escolar, empresarial.
Guanxi é construir relacionamento com pessoas com quem possa pedir favores, e que essa pessoa possa também pedir favores. Com relações de confiança é possível ser beneficiado e receber vantagens em diversas situações, seja no ambiente empresarial, familiar, escolar. Não ter uma boa rede de conexão, ou seja, não ter um bom guanxi, te deixa fora do jogo.
2. Mianzi
O conceito mianzi, que significa face, é um dos mais importantes da cultura chinesa. Ele está intrinsecamente ligado às relações sociais na China. Em todos os ambientes, o mianzi está presente. Mas o que é mianzi, afinal? Mianzi ou face, pode ser entendido como reputação, marca pessoal, status social. “Face” é considerado o principal ativo que alguém pode ter.
Jamais faça alguém perder a “face” constrangendo, desmentindo, colocando em posição desconfortável diante de outros ou o envergonhando. Para um chinês perder a “face” é como a morte.
3. Hierarquia
O conceito de hierarquia vem dos ensinamentos de Confúcio, que acreditava que a hierarquia levava a uma sociedade harmônica.
A hierarquia tem a ver com os conceitos anteriores de relacionamento e face, mas também a ideia de manter a estabilidade na sociedade por respeitar a ordem, os mais velhos, assim você dá face para outras pessoas, ao mesmo tempo em que preserva o seu relacionamento.
Então, em um ambiente corporativo, cumprimente primeiro a pessoa mais sênior, assim você demonstra respeito à hierarquia, além de dar face para essa pessoa, e fortalecendo o seu guanxi.
Ao visitar as empresas chinesas, você perceberá que a pessoa que tem mais voz é a pessoa mais sênior, com a posição mais alta, e que as pessoas em cargos mais baixos raramente falam ou respondem a perguntas. Ao direcionar uma pergunta, dirija a palavra às pessoas que estão recebendo ou àqueles de cargos mais altos.
Fonte: Redação China2Brazil
Imagem principal: Khwanchai/ Adobe Stock