Destaques da Semana Cultura

Cultura chinesa: Festival do Barco do Dragão na China

É celebrado na China neste 25 de junho o Festival do Barco do Dragão, ou Duānwǔjié, em mandarim. Esta é uma tradicional data no calendário chinês e envolve diversas atividades recreativas e supersticiosas. 

O feriado não é fixo, e cai sempre no 5º dia do 5º mês do calendário lunar. Na superstição chinesa, este dia é um dia de má sorte. E uma das histórias lendárias do Festival do Barco do Dragão, envolve o político e poeta chinês Qu Yuan, que teve um fim trágico. Conta-se que há mais de 2500 anos, Qu Yuan, muito patriota, se jogou no rio Miluo. Ele era um homem inteligente e tinha muitas ideias para reformar o Estado e melhorar as condições de vida das pessoas, mas após ser caluniado por oficiais do governo e banido pelo rei, ele acabou sendo exilado. O triste fim de Qu Yuan veio com a sua morte, ao se jogar no rio Miluo. Esta é apenas uma das versões sobre a história de Qu Yuan. 

A população chinesa, que gostava muito do poeta, tentou resgatá-lo do rio, mas não teve sucesso. Para espantar os peixes que poderiam comer a seu corpo, as pessoas jogavam arroz para alimentar os peixes. 

Como é celebrado 

Todos os anos acontecem as corridas de barco-dragão pela China. As competições são feitas como uma forma de cerimônia em memória de Qu Yuan e se tornaram tradição no país. Quando Qu Yuan se jogou no rio, muitas pessoas usaram barcos para tentar resgatá-lo, e por isso acontecem as corridas de barco na China. 

Os barcos de maneira têm a cabeça de dragão chinês na ponta e têm entre 20 e 35 metros de comprimento. Cada barco comporta entre 30 a 60 pessoas para remar. O tamanho do barco varia de acordo com a região.

O que se come durante o festival

Parte da tradição é comer o zòngzi, um bolinho feito de arroz glutinoso embrulhado em folha de bambu, em formato triangular. Os chineses costumam preparar os bolinhos em família. A tradição é uma forma de lembrar a memória de Qu Yuan. O bolinho pode ter variações de recheio de acordo com cada região. Há o zòngzi adocicado com recheio de feijão doce, jujuba e nozes, comido na região norte da China. E os salgados, com recheio de carne de porco e ovo de pata, mais comuns nas regiões ao sul do país.