Economia

Crise no mar vermelho e feriado de Ano Novo na China alteram dinâmica de logística internacional

Crise no mar vermelho e feriado de Ano Novo na China alteram dinâmica de logística internacional

Com a crise no Mar Vermelho, onde tem acontecido uma série de ataques a navios cargueiros, e o feriado prolongado do Ano Novo Chinês, muitas empresas de transporte marítimo já estão se preparando para o aumento da demanda pós-feriado nas fábricas do mundo.

Já há o questionamento sobre a situação de pilhas de contêineres vazios nos portos, como aconteceu no ano passado durante o feriado do Ano Novo Chinês. Nesse ano, a crise no Mar Vermelho resultou em desvios, tornando a oferta de contêineres vazios, que originalmente era abundante ou até mesmo excessiva em algumas rotas, um pouco escassa.

Chen Youwei, diretor de transporte marítimo da Robins International Freight, disse ao portal Yicai que, devido a vários fatores, como a fraca expectativa do mercado de exportação e questões geopolíticas, o excesso de oferta de contêineres tem sido a norma no mercado de contêineres nos últimos anos, e os portos têm enfrentado pilhas de contêineres vazios. Com a chegada da temporada de pico do Ano Novo Chinês e a crise recente no Mar Vermelho, a escassez de contêineres está diminuindo rapidamente, mas ainda consegue atender à demanda atual. Se a crise no Mar Vermelho continuar, os contêineres podem enfrentar escassez temporária devido a desvios de navios ou interrupções nas rotas normais de retorno.

A Robins International Freight enviou um aviso aos clientes no final de janeiro, afirmando: “Devido ao aumento do tempo de transporte e à restrição da capacidade de transporte marítimo global, a escassez de equipamentos de exportação da Ásia em muitas rotas comerciais está se tornando cada vez mais grave. Se tentar exportar mercadorias da Ásia antes do Ano Novo Chinês, é provável que ocorram mais atrasos no transporte marítimo.”

O vice-presidente da região norte da Robins International Freight, Chen Yuanhan, disse à Yicai que a crise no Mar Vermelho não apenas afeta o transporte local na área marítima, mas também tem um impacto global no transporte marítimo e na cadeia de suprimentos, cujos efeitos em cadeia estão apenas começando a se manifestar. O desvio em torno do Cabo da Boa Esperança aumentou os custos e o tempo de entrega das mercadorias, afetando a capacidade global de transporte marítimo e a disponibilidade de equipamentos em todas as rotas comerciais, incluindo a escassez de contêineres vazios. Em termos de comércio exterior da Ásia, a crise no Mar Vermelho não apenas causou atrasos na rota Ásia-Europa, mas também começou a afetar a capacidade de transporte em outras regiões, com a maior influência indireta sendo nas rotas da Ásia para os Estados Unidos.

A gerente-geral da empresa de logística multinacional Shanghai Dongqing Express, Liang Yanchang, disse à Yicai que, com o desvio causado pela situação no Mar Vermelho, houve um aumento nos custos de transporte marítimo e nos atrasos na chegada ao porto, resultando em um prolongamento do ciclo de retorno dos contêineres vazios, o que está levando à rápida redução da disponibilidade de contêineres vazios. Portanto, é improvável que vejam uma situação significativa de pilhas de contêineres vazios durante o feriado do Ano Novo Chinês deste ano.

Para os portos chineses, devido à diminuição correspondente no envio de mercadorias devido à proximidade do Ano Novo, isso terá um efeito de alívio na cadeia de suprimentos. Em geral, a crise no Mar Vermelho tem sido prolongada, e seu impacto deverá estar em processo de adaptação gradual após ajustes na indústria. Portanto, é altamente provável que não veremos uma situação de pilhas de contêineres vazios como a do ano passado durante o feriado do Ano Novo Chinês.

Atualmente, as principais empresas de transporte marítimo global que tentaram retornar ao Mar Vermelho em janeiro decidiram continuar suspendendo as operações em fevereiro.

A Maersk recentemente anunciou em seu site oficial que a situação no Mar Vermelho e no Golfo de Áden e áreas circundantes ainda está instável. Todas as informações disponíveis confirmam que o risco ainda é alto. Portanto, temporariamente cancelarão todas as reservas de rotas para Djibouti (estrategicamente localizada no Estreito de Bab el-Mandeb, que controla a entrada do Mar Vermelho para o Oceano Índico) de Europa, América do Sul, América do Norte e África Ocidental. Além disso, para lidar com a crise em curso no Mar Vermelho, eles também anunciaram grandes ajustes em sua rede de transporte que cobre o comércio entre a Índia e o Oriente Médio. Isso significa que o impacto da situação no Mar Vermelho continuará a se prolongar.

A empresa de navegação Mediterranean Shipping Company (MSC) também anunciou que, considerando a situação de segurança no Mar Vermelho e visando garantir a segurança da tripulação, suas embarcações não passarão pelo Canal de Suez até que as rotas leste e oeste no Mar Vermelho sejam consideradas seguras. Todas as embarcações estão sendo desviadas para contornar o Cabo da Boa Esperança, o que está afetando a rede de transporte marítimo global. Portanto, a MSC está ajustando suas rotas leste e oeste em resposta a essa interferência. As novas programações de rotas atualizadas entrarão em vigor no início de fevereiro.

Os dados divulgados pela Bolsa de Navegação Marítima de Xangai em 2 de fevereiro mostram que, à medida que o feriado do Ano Novo Chinês se aproxima, o mercado permanece geralmente estável, com uma ligeira queda na demanda de transporte de forma geral. Esta semana, a maioria das tarifas de transporte marítimo de longo curso seguiu a tendência de queda da semana passada, com alguns operadores ajustando os preços nas rotas para a América do Norte, impulsionando um leve aumento no índice composto. O índice composto de preços de transporte de contêineres de exportação de Xangai divulgado pela Bolsa de Navegação Marítima de Xangai naquele dia foi de 2217,73 pontos, um aumento de 1,8% em relação ao período anterior.

Tendências de demanda de mercado

O fornecimento de transporte marítimo é afetado pela oferta de navios e contêineres vazios devido à crise no Mar Vermelho, enquanto a demanda de mercado está intimamente ligada à demanda externa.

Do ponto de vista do fornecimento atual da indústria, o excesso de oferta original foi aliviado devido à situação no Mar Vermelho, e é altamente provável que haja um aumento sazonal na demanda de mercado após o Ano Novo Chinês. Este é um dos principais motivos pelos quais gigantes como a Maersk reservaram antecipadamente contêineres vazios para os portos chineses.

Desde janeiro deste ano, várias plataformas de comércio eletrônico transfronteiriço da China, como Alibaba.com, AliExpress e TEMU, anunciaram o lançamento do modelo “semi-gerenciado”, na tentativa de ajudar os comerciantes a gerenciar o processo de “cumprimento logístico” para melhorar a eficiência e a certeza do cumprimento.

Esse modelo permite que os comerciantes economizem tempo e dinheiro em operações e tráfego e transporte, concentrando a maior parte do tempo em pesquisar sua própria cadeia de suprimentos, incluindo a relação custo-benefício do produto e a embalagem, tornando seus produtos mais adequados às demandas do mercado. Para os consumidores, um dos fatores mais importantes é a certeza da entrega do produto.

Fonte: yicai.com

Imagem principal: Foto mostra navio navegando para o cais de minério no Porto de Tangshan (Xinhua/Yang Shiyao)