Tecnologia

Cresce interesse da Amazon Web Series em serviços de nuvem da China

A Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviço em nuvem da gigante de tecnologia americana Amazon, aumentará seu investimento no crescente mercado de computação em nuvem na China e acelerará seus passos para oferecer mais serviços em nuvem em uma tentativa de promover a transformação digital e atualização de empresas chinesas. Além disso, a empresa ajudará as multinacionais a entrar no mercado chinês.

O tamanho do mercado da indústria de computação em nuvem da China é enorme, mas o segmento ainda está no seu início, disse Gu Fan, gerente-geral de gestão de produtos e estratégia de entrada no mercado da AWS China, acrescentando que tem grande confiança na tecnologia em nuvem do país no mercado de serviços.

“Vimos que algumas empresas chinesas de internet e startups de rápido crescimento nas áreas de saúde, educação e mídia têm demandas crescentes por serviços em nuvem. A AWS está empenhada em ajudar empresas chinesas a digitalizar e inovar suas operações, bem como acelerar a transformação de negócios tradicionais”, disse Gu Fan.

Ele acrescentou que um grupo crescente de empresas domésticas usa a infraestrutura global e os serviços de nuvem da AWS para capacitar seu impulso de globalização e torná-los mais ágeis com custos mais baixos.

Gu Fan disse que a AWS irá acelerar o estabelecimento de mais serviços em nuvem na China para atender a demanda dos clientes chineses e fornecer soluções personalizadas para o mercado chinês. A empresa lançou mais de 150 serviços e recursos de computação em nuvem no país no primeiro semestre.

“É digno de nota que durante a pandemia de COVID-19, a conferência online, o teletrabalho e a pesquisa e desenvolvimento de medicamentos impulsionaram o crescimento dos negócios da AWS, levando mais empresas a terem acesso a serviços em nuvem e se tornarem digitais”, acrescentou Gu.

A China é uma das maiores áreas de negócios da AWS. Ela criou a região AWS China (Pequim), operada pela Beijing Sinnet Technology Co Ltd, em 2016, e a região AWS China (Ningxia), operada pela Ningxia Western Cloud Data Technology Co Ltd, em 2017.

A AWS agora oferece mais de 175 serviços completos, como computação, armazenamento, bancos de dados, rede, análise, robótica, aprendizado de máquina e inteligência artificial de 77 zonas de disponibilidade em 24 regiões geográficas ao redor do mundo.

“A AWS está estabelecendo um ritmo agressivo no mercado global de inovação em nuvem e expansão global. Na China, também tem acelerado seus investimentos na região. Isso está efetivamente permitindo que os construtores de empresas na China impulsionem empresas adaptáveis ​​em escala maciça”, disse Charlie Dai, analista principal da Forrester, consultoria em estratégia de negócios e economia.

 

Segundo a Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação, o mercado de serviços de nuvem pública na China atingiu 68,9 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 50,25 bilhões) em 2019, um aumento de 57,6% em relação a 2018. Espera-se que o mercado cresça rapidamente nos próximos três anos e alcance 230,7 bilhões de yuans até 2023.

 

Fonte: Chinadaily