Devido à pandemia, as bicicletas chinesas estão tendo novamente um aumento drástico nas vendas. Segundo Luo Lu, gerente geral da Shanghai Phoenix Import and Export Co., muitos revendedores com medo de escassez no estoque, estão fazendo pedidos diretos para o próximo ano. “Não se espera que as encomendas diminuam no próximo ano”, disse aos repórteres da 21st Century Business Herald (CBH).
Outra empresa de bicicletas, Yi Lu Da, também está enfrentando grande demanda do mercado externo. “Nossos pedidos de bicicletas de junho a setembro em comparação com o ano passado aumentaram 10 vezes, o valor das vendas é 13 vezes mais do que o mesmo período do ano passado. Só no mês de setembro, recebemos pedidos de 7 milhões de yuans, cerca de 20.000 bicicletas!”, disse Li Qing, responsável da Yi Lu Da, ao CBH.
(Indústria da Phoenix Import and Export Co trabalhando)
Com a nova onda da COVID-19 nos países ocidentais, houve um aumento dos números de pessoas que praticam o esporte. O fomento ao hábito de ciclismo e os subsídios e encorajamento de alguns governos, levaram ao um aumento das vendas das bicicletas chinesas. Dados da Plataforma Internacional da Alibaba mostram que a GMV (Volume Bruto de Mercadoria) duplicou durante seis meses consecutivos comparado com o ano passado, e os pedidos de outubro aumentaram 220% em relação ao ano passado.
Li Qing espera que a Yi Lu Da possa chegar a 50 milhões de faturamento neste ano. Pedidos recebidos em novembro foram agendados para o próximo mês de abril de 2021.
Os custos de exportação das bicicletas Phoenix e Yi Lu Da subiram cerca de 50% em comparação com o período antes da pandemia, mas os preços de varejo no exterior aumentaram várias vezes. “Em comparação com nosso preço de fábrica, os preços de varejo das bicicletas no exterior aumentaram cerca de cinco vezes”, disse Luo Lu.
Outra razão pela qual as bicicletas chinesas estão crescendo no ocidente é que as fábricas deles estão fechando e o fornecimento de peças de bicicletas está sendo dificultado.
Como um grande país fabricante e consumidor de bicicletas, a China produz mais de 70% das bicicletas do mundo, com uma cadeia industrial completa desde peças até a montagem de bicicletas, indústria complementares madura e fornecimento estável de trabalhadores qualificados.
(Operários da indústria de Yi Lu Da trabalhando com horas extras)
De acordo com Luo Lu, a atual capacidade de produção de bicicletas da China é de 70-80 milhões de unidades, e a capacidade de produção global é de 106 milhões de unidades, e nos últimos anos, as exportações de bicicletas da China têm se mantido estáveis entre 56 milhões e 59 milhões de unidades.
De acordo com a Associação de Bicicletas da China, a produção de bicicletas em 2019 é de 65 milhões de unidades, enquanto a produção de bicicletas elétricas é cerca de 36,1 milhões de unidades. Na Conferência da Indústria de Bicicletas da China de 2019, Liu Suwen, presidente da Associação de Bicicletas da China, apresentou que as bicicletas chinesas, bicicletas com assistência elétrica e bicicletas elétricas já acumularam exportações de mais de 1 bilhão de unidades, exportando para mais de 160 países.
Fonte: 21caijing
Fonte da Foto: 21st Century Business Herald