A cerca de 80 quilômetros ao norte de Lima, capital do Peru, está em construção o Porto de Chancay, um projeto conjunto da China Harbour Engineering Company e da Fourth Harbor Engineering Co., Ltd., ambas subsidiárias da China Communications Construction Company.
No canteiro de obras, guindastes azuis alinham-se em fileiras ordenadas, operando intensamente. Mais de 20 veículos de transporte autônomos movimentam os contêineres recém-chegados para o pátio de armazenamento de forma contínua e organizada.
Desde o início das obras da primeira fase, em 2021, a frase “De Chancay para Xangai” tornou-se um lema popular no Peru. Com a conclusão do projeto se aproximando, essa visão está cada vez mais próxima de se concretizar.
Após a finalização, o porto servirá como uma nova rota marítima entre China e América Latina, reduzindo significativamente o tempo de transporte. Além disso, o porto estará conectado à Rodovia Pan-Americana por túneis, facilitando o acesso direto a Lima e melhorando a conectividade regional e comercial.
José Arista Arbildo, ministro da Economia e Finanças do Peru, afirmou que o Porto de Chancay, como um projeto emblemático da cooperação Peru-China, reduzirá substancialmente os custos logísticos, aumentará a competitividade e abrirá oportunidades de mercado para os produtos peruanos, transformando o Peru em um hub logístico regional.
O ministro destacou que há um amplo espaço para cooperação entre Peru e China, e que o governo peruano está comprometido em promover a cooperação prática entre os dois países em diversas áreas.
Sob o marco da cooperação de alta qualidade da Iniciativa Cinturão e Rota, empresas chinesas têm feito contribuições significativas para o desenvolvimento da infraestrutura no Peru, trazendo benefícios tangíveis para a população local.
Um exemplo é uma escola na região de La Libertad, que agora possui salas de aula espaçosas e bem iluminadas, além de playgrounds equipados para os estudantes. Até poucos anos atrás, a situação era completamente diferente.
Em 2017, a região foi atingida por fortes inundações, causando danos severos à escola, incluindo rachaduras nas paredes e ameaças à segurança das antigas instalações.
Para solucionar essa situação, a Autoridade Nacional de Infraestrutura do Peru alocou recursos para a reconstrução da escola, que foi realizada pela Yellow River Co., Ltd., subsidiária da Power Construction Corporation of China (PowerChina).
O novo campus, entregue oficialmente em agosto deste ano, ocupa aproximadamente 4.500 metros quadrados, com uma área construída de 4.000 metros quadrados. Dividido em seções de jardim de infância e ensino fundamental, o espaço renovado pode acomodar mais de 1.000 estudantes. Inclui salas de aula iluminadas, escritórios administrativos, biblioteca, salas de informática, laboratórios de ciências, quadras de basquete, uma cozinha e um refeitório.
“O novo campus, bem projetado e com instalações completas, cria um ambiente de aprendizado seguro e moderno, amplamente apreciado pelos estudantes e pais,” afirmou o diretor da escola.
O diretor expressou profunda gratidão pela participação da empresa chinesa na reconstrução, acreditando que o projeto não só beneficiou os estudantes, mas também apoiou o desenvolvimento educacional da região.
“Esperamos que Peru e China continuem a aprofundar a cooperação para nos trazer ainda mais benefícios,” concluiu o diretor.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: Yicai Global