Quais são as características do mercado consumidor interno da China nos três primeiros trimestres? O 21st Century Economic Research Institute acredita que isso pode ser resumido em uma frase: “Saia para comer em um carro elétrico, e faça compras em casa com seu smartphone.”
Esta é uma conclusão tirada após uma análise dos dados de consumo do terceiro trimestre de 31 províncias, municípios e regiões autônomas.
Nesse período, apesar do impacto da pandemia, os dados de consumo de algumas regiões, principalmente os mensais individuais, não foram satisfatórios, mas a resiliência do consumo do mercado interno ainda era forte, e a tendência de aumento de consumo continuou.
As áreas mais importantes para serem analisadas são: veículos de nova energia, gastronomia, smartphone e compras online. Impulsionada por políticas de proteção ambiental, a produção e vendas de NEVs (veículos de nova energia, em inglês) estão em alta, especialmente o rápido crescimento no volume de vendas.
O constante controle e prevenção da COVID-19 possibilitou e incentivou os consumidores a saírem para comer fora. Da perspectiva de crescimento da receita, a indústria gastronômica teve uma receita maior do que a indústria de varejo de commodities no terceiro trimestre.
Também afetadas pela pandemia, as empresas intensificaram suas promoções online, aumentando significativamente as vendas.
Hainan é destaque entre 31 províncias
Com a divulgação dos dados econômicos para o terceiro trimestre de 31 províncias em 1° de novembro, alguns pontos positivos do lado do consumidor aparecem com certa frequência.
Impulsionado pela construção de um porto de comércio livre em Hainan, e políticas de isenção de impostos relacionadas, a província está se tornando um destino turístico de consumo baseado em uma ilha que atrai pessoas de todo o país.
Até o terceiro trimestre, Hainan obteve uma receita total de turismo de 107,149 bilhões de yuans, um aumento anual de 136,9%, e 51,4% em relação a 2019. O número total de turistas recebidos foi de 57,59 milhões, um aumento homólogo de 57,8% em relação ao ano passado, e 2,9% comparando com o ano retrasado.
Mesmo sob o impacto da pandemia, e baixo nível de turismo interprovincial, Hainan superou o nível do mesmo período em 2019.
De acordo com dados regionais, existem quatro regiões onde o total de vendas no varejo de bens de consumo excede 2 trilhões de yuans, sendo elas Cantão, Jiangsu, Shandong e Zhejiang. O maior destaque fica com Zhejiang, onde o total foi de 2,09 trilhões, ultrapassando a marca dos 2 trilhões de yuans pela primeira vez nesse período.
O total de vendas no varejo em 9 regiões foi maior que 1 trilhão de yuans: Henan, Sichuan, Anhui, Fujian, Hubei, Huna, Xangai, Pequim e Chongqing. Treze regiões tiveram menos de1 trilhão em vendas, e Qinghai é atualmente a única região que não passou de 100 bilhões.
Apesar do impacto da pandemia em muitas regiões, a taxa de crescimento do consumo de 31 províncias manteve uma tendência de crescimento positiva. Entre elas, as taxas de crescimento de Anhui, Hubei, Chongqing, Jiangxi, Shanxi e Hainan foram maiores que 20%.
Fonte: 21st Century Business Herald