A indústria global de transporte portuário e hidroviário foi muito afetada pela pandemia da COVID-19.
Entretanto, graças à boa prevenção e controle de epidemias, bem como às vantagens de manufatura, os principais portos da China têm visto um aumento da produção e fizeram grandes progressos na construção digital e inteligente, desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento inteligente dos portos mundiais.
Atualmente, a China lidera o mundo no número de terminais automatizados construídos e em construção, de acordo com o Ministério do Transporte da China.
Alinhado com o crescimento em escala, o país formou um caminho de desenvolvimento no qual construção de novos cais e a reconstrução de cais tradicionais são realizadas conjuntamente, com várias rotas tecnológicas tomadas simultaneamente.
Desde que a primeira pilha foi colocada em dezembro de 2019, a China levou apenas 33 meses para construir o terminal inteligente de carbono zero do Porto de Tianjin a partir de uma praia deserta, com a eficiência operacional da ponte única aumentando em mais de 40%, e a alocação de pessoal reduzida em 60% em comparação com a do terminal tradicional.
Na quarta fase do Porto de Águas Profundas de Yangshan de Shanghai, a distância de controle remoto do equipamento excede 100 km.
No terminal portuário automatizado de Qingdao, província de Shandong, ponte-guindastes automatizadas e 76 guindastes de trilho automatizados funcionam sem percalços, e 83 veículos guiados para frente e para trás sendo automaticamente guiados.
Estas são as últimas realizações na construção de terminais inteligentes na China nos últimos anos.
Mi Weijian, professor da Universidade Marítima de Xangai, disse que embora a China tenha iniciado a construção de portos inteligentes relativamente tarde, políticas favoráveis têm sido lançadas sucessivamente nos últimos anos.
Juntamente com o investimento contínuo dos portos domésticos e muitas empresas de alta tecnologia, o conceito e a prática da construção de portos inteligentes têm sido inovadores, disse Mi, acrescentando que o nível de inteligência dos portos chineses já está na vanguarda mundial, desempenhando um papel líder e exemplar no desenvolvimento inteligente dos portos no mundo.
Wang Yusheng, vice-gerente-geral do Shandong Port Science and Technology Group, disse que antes da integração dos portos de Shandong, todos os portos eram empresas estatais que operavam independentemente, com um nível desequilibrado de desenvolvimento de informações e rotas técnicas variadas, e o fenômeno da “ilha de dados” era um problema sério.
Desde 2020, o grupo tem cooperado com outras empresas para atualizar as instalações existentes em Shandong, transformando-as em um terminal de contêineres totalmente automatizado à beira-mar, reduzindo os custos totais em 70% em comparação com os terminais recém-construídos.
“Agora temos terminais tradicionais, semiautomáticos e totalmente automáticos”, disse Wang. “O carregamento e descarregamento de um navio pode ser feito em três tipos diferentes de terminais, o que maximiza a integração dos recursos do terminal”.
Fonte: Xinhua