Empreendedorismo

Como o recuo da indústria de entretenimento da China afeta marcas de celulares OPPO e Vivo

Nos últimos dois anos, a indústria de entretenimento da China passou por uma retificação sem precedentes. Contratos altíssimos para filmes de cinema e TV, más visualizações em shows de talentos, evasão fiscal, entre outros. Tudo relacionado à indústria do entretenimento tornou-se uma piada do público.

Cientes dessa situação, vários programas de TV e sites de vídeos começaram a se retirar. Nos primeiros três meses deste ano, apenas 107 programas foram transmitidos na China, uma diminuição de 76 em relação aos 183 no mesmo período do ano passado, quase a metade.

No entanto, o foco não é a questão dos programas chineses, mas sim nas marcas de celulares OPPO e Vivo, que estão intimamente relacionados a estes programas.

Essas duas empresas costumavam ser dois dos maiores patrocinadores de programas de variedades, junto com as marcas de leite Yili e Mengniu, presentes em uma esmagadora maioria dos programas de TV.

Se contar a Huawei, cujo negócio está ficando cada vez mais difícil, atualmente existem cinco principais fabricantes de celulares da China: Xiaomi, Huawei, Honor, OPPO e Vivo.

Huawei, OPPO e Vivo têm sido importantes canais offline e canais de operados, mas OPPO e Vivo dependem principalmente de vários programas de TV, shows, cinema, novela e propaganda de celebridades para marketing.

Em contrapartida, apesar do marketing massivo e contínuo na China, OPPO e Vivo não têm uma boa avaliação no exterior. A participação da OPPO e Vivo no mercado global high-end em 2021 foi de 4% e 3%, o que não é apenas muito inferior ao da Apple e Samsung, mas até inferior à Xiaomi, que não tem tanta publicidade e marketing, ocupando o quinto e sexto lugar.

No entanto, a OPPO já está saindo do “rótulo de marketing”, contrário da Vivo. Em dezembro de 2017, a OPPO abriu sua própria loja oficial em Xangai, com uma área de 500 m², e em 2019, a empresa reduziu bastante seu patrocínio de programas, diminuindo para apenas 8 patrocínios. Mesmo abandonando o investimento em marketing, OPPO permanece no mesmo volume que Vivo.

Depois que a OPPO mudou sua estratégia de marketing, as duas empresas lançaram suas marcas subsidiárias iQOO, da Vivo, e Realme, da OPPO, no mercado chinês em 2019. Seu objetivo é expandir a participação offline da China basicamente atingiu o pico.

Essas duas submarcas abandonaram quase completamente a estratégia da OPPO e da Vivo em marketing pesado no passado, e se tornaram marcas que estão muito próximas da Xiaomi.

 

Fonte: Zaker