Do grupo Alibaba, uma marca é “queridinha” dos brasileiros quando o assunto é importação: AliExpress. O site de compras de produtos dos mais diversos tipos presente no Brasil desde 2014, caiu no gosto dos brasileiros que querem importar da China com bom custo benefício.
Neste ano, o AliExpress completou 12 anos de operação no mundo, período em que passou a atender mais de 200 países, aceitar 16 moedas nacionais diferentes e oferecer conteúdo traduzido em 18 idiomas. No Brasil, a data foi comemorada com a campanha “Farofa do Ali”, em parceria com a influencer, Gkay (Gessica Kayane).
Ao longo de sua trajetória no Brasil, o site AliExpress implementou diversos recursos para melhorar a experiência de compra de seus usuários, como:
- Adoção de 6 voos fretados semanais para o Brasil
- Transporte do exterior até o solo brasileiro em 7 dias após o pedido
- Linha de produtos com entrega garantida até a porta do usuário em 15 dias
- Parcelamento de itens em até 6 vezes, sem cobrança de juros
- Criação de um endereço, no Brasil, para devolução e troca de itens
- Entrada de vendedores brasileiros na plataforma
- Serviço de atendimento ao consumidor operado por nativos de língua portuguesa
O que torna a AliExpress diferente das demais
Uma característica do seu e-commerce que diferencia a empresa de grandes concorrentes como Amazon, é que seu objetivo se volta mais a logística do que a própria venda em si. No Brasil por exemplo, a empresa tem seis voos fretados semanais para o Brasil, e o transporte do exterior até o solo brasileiro leva e7 dias após o pedido.
AliExpress é uma fonte de novas oportunidades para os vendedores extraírem o potencial comercial da marca, oferecendo seus produtos a consumidores do mundo todo.
O Alibaba Group percebeu desde a ascensão da utilização dos smarthphones que o foco do cliente é o acesso digital através da plataforma mobile, por isso o aplicativo do AliExpress é uma referência em simplificado e de utilização mobile.
Segurança e Confiabilidade
A independência da plataforma com o cliente, no entanto, leva a questionamentos sobre segurança. A plataforma não se responsabiliza pelos erros e enganações provindas dos vendedores.
Uma alternativa para demonstrar segurança dentro do AliExpress é utilizar recursos da plataforma que trazem confiabilidade ao cliente e indicam que o vendedor é de confiança, independentemente de problemas que possam acontecer envolvendo terceiros e seus produtos.
As características mais funcionais dentro da plataforma para verificação de confiabilidade são os comentários de brasileiros a respeito da loja e do produto, onde é possível especificar a nacionalidade e filtrar a veracidade da loja. Para ter mais certeza sobre a confiabilidade do fornecedor e do produto, é preciso sempre estar atento às descrições disponíveis e observar a veracidade com base em informações. Além disso, é preciso observar as reviews à loja do produto e quantas estrelas o comentário forneceu a ambos.
O AliExpress deixa aberto a visualização do cliente a possibilidade de observar a média de avaliações da loja com base em estrelas recebidas e há quanto tempo a loja está na plataforma, além de quantas vendas foram executadas.
É interessante verificar a abertura de segurança que a plataforma oferece ao cliente, que é uma espécie de seguro, após 90 dias para a aquisição do produto. Alguns vendedores oferecem reembolso do produto em caso de defeito e outras características danosas que possam acontecer, independente da influência de terceiro.
São pequenos detalhes antes da compra que podem afetar todo o caminho da compra até o recebimento da importação, evitando problemas que poderiam ser grandes com pequenas conceções dos vendedores que podem oferecer maior segurança aos seus consumidores.
Pagamento no AliExpress no Brasil
No Brasil, o AliExpress foi o primeiro site internacional a aceitar pagamentos com transferências eletrônicas pelo Pix, um dos meios de pagamento preferidos pelos brasileiros. O Pix exige apenas a leitura de um QR Code pelo dispositivo do usuário ou um “copiar e colar” de uma chave de transferência para que o pagamento seja feito. Consumidores também podem pagar com boleto ou através de cartões de crédito como Visa, MasterCard, ELO, Hipercard e American Express.
Na China, a plataforma do AliExpress conta com o sistema de pagamento próprio, o AliPay, que faz parte do sistema comercial de sua empresa mãe Alibaba.
A AliPay funciona como uma carteira externa que pode ser usada para pagamentos no AliExpress, oferecendo vantagens dentro do AliExpress como descontos exclusivos.