Cultura

Como a China retomou turismo nacional e internacional pós-pandemia

Turismo pós-pandemia

A China anunciou, em março deste ano, a abertura do país para a entrada de grupos estrangeiros. Esta é a primeira vez que turistas têm permissão para visitar o país desde a pandemia.

Conforme o país busca reanimar seu turismo doméstico e internacional, após a flexibilização das restrições da COVID-19, a China vem recebendo um grande aumento na procura por viagens domésticas devido à demanda acumulada por viagens. Com isso, várias cidades, antes pouco conhecidas, se tornaram novos destinos turísticos, como, por exemplo, a região de Zibo, antiga base industrial na província de Shandong no leste da China.

A região de Zibo vem ganhando destaque, desde março deste ano, com uma média de 33.600 visitantes por dia. A região foi um enorme sucesso durante o feriado do Dia do Trabalhador, atraindo milhares de apreciadores da gastronomia em busca do ‘Churrasco de Zibo’. Comparado com os 10.000 visitantes por dia em 2019, as reservas de acomodações locais aumentaram 800%, fazendo os preços dispararem.

Além dos grandes destinos populares que são Patrimônio Mundial da UNESCO na China como a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida e os Guerreiros de Terracota em Xi’an, a China também tem apostado no turismo de suas principais cidades.

Investimento em turismo e cultura

A cidade de Xangai, com o objetivo de se tornar um dos principais destinos de investimento em turismo na região Ásia-Pacífico, está gradativamente se aproximando de se tornar uma renomada cidade turística mundialmente famosa.

Com esse objetivo em mente, a cidade anunciou o investimento de US$15,7 bilhões que serão destinados para 28 projetos culturais e turísticos que abrangem uma ampla gama de atrações culturais, incluindo relíquias históricas, residências antigas, moda e arte e a construção de uma estação de esqui coberta, prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024. Essas iniciativas visam enriquecer a experiência dos turistas e consolidar a posição de Xangai como um dos principais destinos turísticos.

Esses esforços do governo chinês refletem o compromisso em atender o setor do turismo e promover o país para receber um número cada vez maior de visitantes. Com uma variedade de atrações culturais, históricas e naturais, além de uma infraestrutura turística em constante aperfeiçoamento, a China oferece um leque de opções para os viajantes explorarem e desfrutarem de uma experiência única e enriquecedora em sua visita ao país.

Imagem principal: Christian Lue/ Unsplash