Nos últimos anos, o comércio eletrônico transfronteiriço de Xangai cresceu para uma escala de bilhões. Os dados mostram que em 2022, o volume de importação e exportação de comércio eletrônico transfronteiriço de Xangai atingiu 184,1 bilhões de yuans, um aumento de 38,6% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre deste ano, o volume total de importação e exportação de comércio eletrônico transfronteiriço de Xangai teve um aumento de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em termos de mercado, Xangai possui mais de 170 países e regiões como fonte de importação de comércio eletrônico transfronteiriço, com um total de 174 países e regiões. Além disso, possui mais de 200 países e regiões como destinos de exportação, totalizando 226. Mais de dois terços dos produtos exportados pertencem a mais de dois terços das categorias de mercadorias aduaneiras, e de fato realizou-se o objetivo de “comprar globalmente, vender globalmente”.
Apoio ao comércio eletrônico transfronteiriço em yuans
No primeiro semestre deste ano, o pagamento em yuans para o comércio eletrônico transfronteiriço em Xangai cresceu 37,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, representando mais de 50% das receitas e despesas em moeda nacional e estrangeira. No futuro, o foco estará em quatro aspectos: fortalecer continuamente o apoio político para os negócios em yuans transfronteiriço, adotar várias medidas para impulsionar o desenvolvimento desse negócio dentro de Xangai, garantir a implementação das políticas de negócios em yuans transfronteiriço e reforçar a supervisão dos negócios bancários.
“No futuro, a sede do Banco Popular da China em Xangai continuará a apoiar os negócios em yuans transfronteiriços, promover ainda mais o papel desse negócio no serviço à economia real, facilitar o comércio e investimento e apoiar o desenvolvimento de novas formas de comércio exterior”, disse Shi Liya, diretora do Departamento de Negócios em yuans Transfronteiriço do Banco Popular da China em Xangai.
“Apoiaremos o uso de contas de comércio exterior em moeda livre de comércio e pagamentos em yuans transfronteiriços para empresas de comércio eletrônico transfronteiriço ao longo da Rota da Seda, e exploraremos a cooperação entre bancos domésticos e instituições de pagamento no exterior para fornecer serviços financeiros completos às empresas de comércio eletrônico transfronteiriço”, afirmou.
Fonte: STCN
Imagem principal: Kaspars Grinvalds/Adobe Stock