Economia

Com pessoas em casa devido ao coronavírus na Europa, aumenta procura por mobília em lojas online

Recentemente o número de casos confirmados por dia da covid-19 atingiu um novo recorde na Europa. Atualmente, as pessoas já estão acostumadas com o home office, mas a reação que tiveram com o isolamento social foi bem diferente comparado com a primeira vez. Agora, elas estão comprando mais móveis para melhorar e diferenciar o ambiente de vida e trabalho.

Os consumidores franceses escolheram a compra online porque as lojas e supermercados físicos na França estão com falta de estoques e o e-commerce foi uma das poucas formas de adquirir os produtos no momento.

As exportações de móveis crescem drasticamente na China, as empresas expandem a capacidade de produção

Afetada pelo fechamento de lojas no exterior, em março-abril deste ano, a Home bound Economy (termo surgido para ilustrar o consumo da vida home office) está voltando ao exterior, gerando um boom ainda maior nas compras online.

A plataforma de comércio internacional da Alibaba, Aliexpress, por exemplo, em setembro, as vendas de móveis grandes aumentaram 3 vezes comparado com o ano passado. As vendas de cadeiras de escritório na Europa dispararam 500%, as vendas de sofás aumentaram mais de 200%, equipamentos de iluminação interna aumentaram mais de 50%, as lâmpadas UV germicidas aumentaram quase 200% ao ano.

Além de móveis e lâmpadas, outras categorias domésticas também obtiveram crescimento acentuado. No mercado francês, houve um grande procura por luzes de suporte para o cultivo de vegetais, esta categoria aumentou 129%. A epidemia também estimulou o fenômeno de DIY (design próprio), os equipamentos para a atividade como mini motosserras aumentaram 258%; os utensílios de panificação, de café na França também tiveram um crescimento de 50% e 150%, respectivamente.

O líder da categoria de indústria de móveis da AliExpress, Ding Huiying, disse aos repórteres da 21st Century Business Herald (CBH), que o aumento das exportações de móveis foi um imprevisto, muitos pedidos de fábrica foram agendados para o ano seguinte. Isso aconteceu, pois após o controle efetivo da epidemia da China, as exportações de manufaturados da China apresentaram flexibilidade; por outro lado, a China é o maior produtor mundial de móveis, a capacidade de produção foi responsável por mais de 25% da participação global. É também o maior exportador de móveis.

Encomendas do comércio exterior migram de offline para online

Foi relatado que em 28 de outubro, foi estabelecido em Foshan o primeiro armazém de contêineres de exportação de produtos de grande escala em peso e tamanho, o que supre a ineficiências da logística de exportações para produtos acima de 30 kg. Agora os comerciantes podem parear entre eles e montar um container para exportar juntos os produtos, dessa forma estimam que os custos logísticos podem ser reduzidos de até 70%.

Ding Huiying explicou que no futuro, sejam compras de motocicletas elétricas, camas, sofás e outros itens com grande escala de peso e de tamanho, ou banheiras chinesas, banheiros, azulejos e outras mercadorias frágeis, podem ser adquiridos com um clique e a distribuição do produto acontecera através dos produtos estocados nos armazéns.

Ela apresentou também que neste ano, no evento da Double Elevem, a Aliexpress e a empresa logística CAINIAO irão preparar 300 aeronaves para exportar as mercadorias chinesas ao redor do mundo, com uma frequência em média de 20 aeronaves a cada 2 semanas.

Fonte: 21caijin