A fabricante chinesa de pneus, Sailun Group, planeja construir sua primeira fábrica na América do Norte, com foco no México. A Sailun Group, pioneira entre as empresas chinesas de pneus a expandir internacionalmente, anunciou que a subsidiária integral da empresa Sailun Singapore assinou um contrato de Joint Venture com a empresa local mexicana TD México. Ambas têm a intenção de estabelecer uma empresa de joint venture e investir US$240 milhões (aproximadamente RMB 1,708 bilhão) para construir um projeto de produção anual de 6 milhões de unidades de pneus radiais de semi-aço.
De acordo com o comunicado, a joint venture terá um capital social registrado de US$120 milhões, com a Sailun Singapore detendo 51% e a TD México detendo os restantes 49%. Ambas as partes irão adquirir a capacidade de produção da empresa de joint venture de acordo com a proporção de participação acionária. A TD México fornecerá suporte para a administração, processamento e manutenção de relações externas da empresa de joint venture. O projeto está programado para ter uma duração de construção de 12 meses.
O setor de fabricação de pneus acredita que a escolha da Sailun Group de estabelecer uma joint venture com uma empresa local no México pode minimizar significativamente os custos de investimento, favorecendo a absorção de capacidade, evitando riscos comerciais e contribuindo para o avanço suave do projeto e subsequente liberação de capacidade. O México, situado no mercado globalmente influente da América do Norte, adjacente aos Estados Unidos, representa uma jogada estratégica de grande importância na estratégia de globalização da empresa. Ao estabelecer presença na América do Norte, a Sailun Group pode colher benefícios significativos e impactar positivamente sua estratégia global.
Após o início da produção do projeto no México, a receita operacional anual esperada da empresa joint-venture é de US$ 219 milhões (aproximadamente RMB 1,559 bilhão), com um lucro líquido de US$ 40,59 milhões (aproximadamente RMB 289 milhões). O período de recuperação do investimento após impostos é estimado em 6,33 anos, com uma taxa de lucro líquido do projeto de 18,50%.
A Sailun Group expressou que a construção do projeto é benéfica de várias maneiras. Por um lado, facilitará o fornecimento de serviços de mercado mais rápidos e de melhor qualidade para os clientes na América do Norte, promovendo as operações de vendas para os clientes originais na América do Norte e o desenvolvimento de potenciais clientes. Por outro lado, fortalecerá ainda mais a capacidade da empresa de lidar com as barreiras comerciais internacionais, sendo de grande importância para aumentar a competitividade e a participação de mercado da empresa.
É digno de nota que, além da capacidade de produção de pneus radiais de aço, o projeto da joint venture também está considerando a construção de um projeto anual de 1,65 milhão de unidades de pneus radiais de aço completo além do atual projeto de pneus radiais de semi-aço. Isso pode contribuir para a expansão do mercado da empresa na América do Norte.
A indústria de pneus está otimista em relação à estratégia de internacionalização no México. Com a crescente complexidade e competição no comércio internacional de pneus, o México pode se tornar um “novo continente” para as empresas de pneus investirem, após o sudeste asiático. Do ponto de vista das perspectivas de mercado, o México, localizado na América do Norte e próximo ao mercado dos Estados Unidos, é propício para as marcas independentes aproveitarem a vantagem de custo-benefício. Segundo dados da Associação Internacional de Engenheiros Automotivos (OICA), a produção global de automóveis foi de aproximadamente 80,15 milhões de veículos em 2021, e espera-se que chegue a 92,76 milhões de veículos em 2023, um aumento de 7,4%. Dentre esses, a produção nos Estados Unidos representa 11,4%, classificando-se em segundo colocado globalmente. A produção de veículos comerciais nos Estados Unidos é ainda mais proeminente, com previsão de aumento global para 26,74 milhões de veículos comerciais em 2023, os EUA representando a maior parte da produção global, com 32,9%.
A Sailun Group afirmou que, diante da crescente complexidade do comércio internacional de pneus e da intensificação da competição nacional e internacional, há uma demanda considerável nos mercados como América do Norte e Europa para produtos de pneus de passageiros. A escolha de construir uma fábrica no México permite que a empresa estabeleça rapidamente capacidade de produção com baixo custo de transporte, melhorando a eficiência operacional da empresa.
Além da proximidade com mercados vantajosos, o México possui suas próprias vantagens em termos de localização, recursos naturais, mão de obra e políticas favoráveis. O México é rico em recursos energéticos, como petróleo, gás natural e carvão, com reservas e produção de diversos minerais, classificando-se entre as maiores do mundo. Como a segunda nação mais populosa da América Latina, o México possui uma estrutura populacional jovem, garantindo mão de obra abundante e de baixo custo.
Além disso, o rápido crescimento do mercado mexicano, juntamente com sua posição comercial favorável, fazem dele uma região de destaque para investimentos globais. O México é um dos países com o maior número de tratados de livre comércio assinados, totalizando mais de 50 acordos com mais de 14 países e regiões. Além disso, firmou 32 acordos de promoção e proteção mútua de investimentos com 33 países e regiões, bem como 9 acordos de livre comércio econômico. A Sailun Group acredita que o projeto no México maximizará os canais de vendas da empresa e da TD México, adaptando os planos de produção de acordo com as demandas de mercado, tarifas e outras políticas em diferentes países e regiões, aumentando assim a competitividade no mercado e apresentando boas perspectivas de mercado.
A Sailun Group tem avançado consistentemente em sua estratégia de globalização nos últimos anos, colhendo benefícios significativos de suas operações no Vietnã e no Camboja. No primeiro semestre de 2023, as receitas operacionais e os lucros líquidos das subsidiárias da empresa no Vietnã foram de aproximadamente RMB 3,127 bilhões e RMB 572 milhões, respectivamente. As receitas operacionais e os lucros líquidos das subsidiárias no Camboja foram de RMB 830 milhões e RMB 136 milhões, respectivamente, representando um aumento de 226,76% e 1346,89% em relação ao mesmo período do ano anterior.
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