Empreendedorismo

Província chinesa oferece subsídio financeiro para estudantes universitários que empreenderem

Estudantes universitários

Recentemente, a cidade de Taicang, subordinada a Suzhou, anunciou uma política de apoio ao empreendedorismo de estudantes universitários com “custo zero”. Os estudantes universitários que estabelecerem pela primeira vez projetos em Taicang receberão um subsídio de empreendedorismo de RMB 50.000 em incentivos. Para os projetos premiados na competição nacional de inovação e empreendedorismo de estudantes, serão concedidos subsídios de empreendedorismo de RMB 500.000 para o primeiro colocado na competição, RMB 300.000 para o segundo colocado e RMB 200.000 para o terceiro colocado.

Com o objetivo de reduzir os custos de empreendedorismo para estudantes universitários, a região oferecerá isenção de aluguel de espaço por três anos para os novos projetos de empreendedorismo de estudantes no Parque de Ciência e Tecnologia Universitária. Além disso, para os graduados pela primeira vez de universidades empregadas em Taicang, a cidade oferecerá subsídios de empreendedorismo e emprego de RMB 3.000 por pessoa, após seis meses de pagamento do seguro social.

Em 16 de dezembro, um funcionário responsável de Taicang disse ao repórter que não há restrições quanto ao conteúdo e forma dos projetos de empreendedorismo dos estudantes. “Qualquer projeto pode se beneficiar dessa política, desde que seja registrado no Parque de Ciência e Tecnologia Universitária. Isso é pioneiro em todo o país”. Uma vez concluído o registro, o subsídio de empreendedorismo de RMB 50.000 será depositado de uma vez na conta da empresa do empreendedor universitário.

Essa abrangente política de apoio ao empreendedorismo de estudantes foi lançada em meio ao contexto do anúncio, em 1º de dezembro, pelo Ministério da Educação, das “Instruções sobre o Trabalho de Emprego e Empreendedorismo dos Graduados Universitários de 2024” (“Instruções”). As “Instruções” visam promover ativamente o emprego e empreendedorismo de graduados universitários em todo o país, aprimorando continuamente o sistema de serviços de emprego e empreendedorismo para esses graduados, e promovendo plenamente o emprego de alta qualidade dos graduados universitários.

As políticas mencionadas acima em Taicang entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2024, sendo implementadas por um ano, e a interpretação será responsabilidade do Departamento de Talentos do Comitê Municipal e do Distrito de Alta Tecnologia, em conjunto com os departamentos relevantes.

Zeng Gang, diretor do Instituto de Desenvolvimento Urbano da Universidade de educação do Leste da China, disse ao repórter que as últimas políticas lançadas por Taicang fornecem um novo modelo para atrair talentos em várias regiões em uma nova era, implementando ações específicas para integrar o desenvolvimento de inovação tecnológica com o desenvolvimento industrial. Ele afirma que “Taicang espera alcançar metas de desenvolvimento inovador e de alta qualidade, agarrando-se à ‘tração’ dos talentos’. Isso é uma escolha sábia. Analisando em termos de campos específicos, as medidas são eficazes e podem ser esperadas”.

No entanto, Zeng Gang destacou que otimizar o ambiente de investimento para atrair investimentos locais e estrangeiros para impulsionar o emprego de estudantes universitários deve ser a direção política principal e mais importante. Considerando o alto risco atual do empreendedorismo, juntamente com a falta de experiência comercial dos estudantes universitários, considerar o empreendedorismo dos estudantes universitários como a principal política preferencial é digno de debate.

A política de talentos mencionada acima em Taicang afirma que aumentará o apoio financeiro ao empreendedorismo. Por exemplo, será estabelecido um fundo de investimento de anjos de RMB 300 milhões, que concederá até RMB 3 milhões em investimento acionário aos projetos de empreendedorismo de estudantes que se estabelecerem. Será lançado o produto financeiro “Empréstimo para Empreendedorismo de Estudantes de Loucheng”, com apoio governamental para compensação de riscos, e o empréstimo máximo para um projeto individual será de RMB 1 milhão. Ao mesmo tempo, será intensificado o apoio financeiro à tecnologia, e empréstimos como “Empréstimo na área tecnológica da província de Jiangsu” e “Empréstimo na área de ciência e tecnologia e inovação de Lou Cheng” concederão um subsídio de até RMB 500.000 por ano com base no 5‰ de juros do valor realmente distribuído. Em relação ao financiamento de garantia de propriedade intelectual das empresas, será concedido um prêmio máximo de RMB 100.000 com base no 1% do valor real do financiamento.

O objetivo da nova política lançada por Taicang é criar o destino preferido de inovação e empreendedorismo para estudantes universitários no Delta do Yangtzé. Enquanto a caça por talentos se intensifica na região do Delta do Yangtzé, a cidade de Anji, em Huzhou, Zhejiang, que tem fortalecido o desenvolvimento de novas indústrias econômicas nos últimos anos, também lançou uma série de políticas substanciais este ano, visando a meta estratégica de “atrair 100.000 jovens universitários”.

No campo dos subsídios para empreendedorismo, Anji fornece um subsídio de empreendedorismo de RMB 2.500 por mês para estudantes universitários que estabelecem pela primeira vez uma empresa durante o período escolar ou nos cinco anos após a graduação. Esse subsídio será concedido a partir do segundo mês após o funcionamento normal do negócio, com duração de um ano. Para projetos de empreendedorismo que se estabelecem em espaços de inovação juvenil e atendem aos critérios, será concedido um subsídio de empreendedorismo de RMB 2.500 por mês, com duração de um ano. Projetos selecionados nas categorias A, B e C receberão subsídios de empreendedorismo de RMB 220.000, RMB 90.000 e RMB 30.000, respectivamente, divididos em dois pagamentos de 50% para cada parcela. Além disso, apoio financeiro de até RMB 150.000 será concedido para operação e gestão terciária de espaços de inovação juvenil.

Além dos subsídios para empreendedorismo, os talentos que trabalham e empreendem em Anji também podem receber subsídios mensais para estabelecimento de residência e aluguel. Os subsídios de estabelecimento de residência são de RMB 2.000 por mês para estudantes formados de doutorado, RMB 1.200 por mês para estudantes formados de mestrado e para graduados de faculdades de “dupla primeira classe”, RMB 400 por mês para graduados em outras universidades, RMB 250 por mês para formados em diploma universitário de dois anos. Em relação aos subsídios de aluguel, os estudantes formados de doutorado recebem RMB 2.200 por mês, os estudantes de mestrado e graduados de universidades de “dupla primeira classe” recebem RMB 1.500 por mês, demais graduados de outras universidades recebem RMB 800 por mês, e graduados de escolas profissionalizantes de diploma universitário de dois anos recebem 650 RMB por mês. A duração dos subsídios é de 2 anos.

Fonte: yicai.com
Imagem principal: Liu Ying/ Xinhua