Empreendedorismo

Com concorrência acirrada, Amazon encerra operações da Appstore da China

Appstore

A unidade chinesa da Amazon, gigante norte-americana do comércio eletrônico, anunciou que irá encerrar seus serviços de loja de aplicativos na China. De acordo com um comunicado divulgado em sua conta oficial no WeChat, a Amazon Appstore encerrará suas operações em 17 de julho.

A empresa afirmou que a medida não terá impacto em seus outros negócios na China, incluindo Amazon International Shopping, Amazon Global Selling e Amazon.Cn. Além disso, ressaltou que continuará investindo e buscando inovações no país.

A Amazon ingressou na China em 2004, após adquirir a Joyo.Com por US$75 milhões. Na época, conquistou uma fatia de 15,4% do mercado de comércio eletrônico chinês. No entanto, com a ascensão de concorrentes locais como Taobao e JD.Com, a participação de mercado da Amazon diminuiu para menos de 1% em 2019.

No ano passado, a Amazon já havia anunciado que deixaria de fornecer seus leitores eletrônicos Kindle para varejistas na China e encerraria a venda de e-books no país até o final de junho deste ano.

Além do comércio eletrônico transfronteiriço, os negócios da Amazon China incluem Amazon Web Services e Amazon Devices and Services.

Iniciada em março de 2011, a Amazon Appstore está presente em quase 200 países.

Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: IThome

Imagem principal: Han Chuanhao/ Xinhua