Tecnologia

Com a popularização da tecnologia XR, qual é a base técnica do metaverso?

Em 2021, o conceito de universo em nuvem está em alta, e a aplicação das tecnologias VR, AR, MR e XR está chegando aos olhos de mais indústrias e investidores.

Com a tecnologia, as pessoas podem usar a realidade virtual para visitar pontos turísticos famosos da China, como a Cidade Proibida, assistir a exposições, participar de conferências, mudando profundamente a vida das pessoas.

Nesta terça-feira (19), foi realizada a 2021 Yunqi Conference, em Yunqi, Hangzhou, Zhejiang. No fórum sobre a tecnologia XR, foram discutidas as mudanças que a tecnologia traz à vida e ao trabalho.

“Os jogos em nuvem exigem alto poder de computação e são interoperáveis com vários terminais. Jogos com requisitos maiores terão uma aceitação relativamente boa no mercado. No futuro, veremos os jogos em nuvem se tornando um dos cenários necessários para muitos jogos principais”, disse Guo Jianjun, CEO da WELL-LINK, empresa de soluções de jogos em nuvem.

Além  de ser aplicada no campo dos jogos, a tecnologia XR está sendo usada em diversos cenários, tanto  acadêmico como em setores tradicionais.

 

Poder de computação é essencial

Por trás das aplicações mencionadas acima, a força da base técnica determina a eficácia da aplicação. Muitos especialistas do setor acreditam que, em última análise, uma infraestrutura de Inteligência Artificial de maior escala e mais poderosa é necessária.

Pan Yue, especialista sênior em produtos de computação heterogênea da Alibaba Cloud, apontou que o mundo virtual moldado pelo metaverso envolve muitos tipos de tecnologias, mas a tecnologia subjacente mais importante é a computação visual. Para realizar tarefas de computação, ele deve ser apoiado por aplicativos visuais, conteúdo e serviços correspondentes.

“Os jogos em nuvem são muito complicados. Precisamos nos adaptar a diferentes chips do nível do driver do chip. O equipamento é o chamado servidor de hardware, que também é um servidor heterogêneo”, disse Guo Jianjun. “Temos que usar muito tempo e uma tecnologia forte para garantir essa estabilidade. A computação em nuvem exigirá muito dos recursos de construção de GPU, exigindo investimento em construção e Pesquisa & Desenvolvimento no poder da computação.”

 

Fonte: IT Home