Tecnologia

​​Cientistas chineses encontram mineral desconhecido na Lua

o novo mineral descoberto por cientistas chineses na lua

Em 9 de setembro, na véspera do Festival da Lua na China, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês) e a Autoridade de Energia Atômica da China (CAEA, sigla em inglês) divulgaram conjuntamente as últimas conquistas científicas de Chang’e 5 em Pequim: o novo mineral descoberto por cientistas chineses na lua pela primeira vez recebeu o nome de “Changesite-(Y)”. Esta é uma grande conquista científica no campo da ciência espacial, e é também uma exploração bem-sucedida da cooperação interindustrial e interprofissional entre o nuclear e o aeroespacial.

“Changesite-(Y)” é um mineral fosfatado na forma de cristais colunares encontrados em grãos de basalto lunar. A equipe de pesquisa do Instituto de Geologia da Indústria Nuclear de Beijing, CNNC, através de uma série de meios de alta tecnologia como difração de raios X, separou uma única partícula de cristal com um tamanho de partícula de cerca de 10 microns das 140.000 partículas de amostra lunar, e decifrou com sucesso sua estrutura cristalina. Confirmado como um novo mineral por votação da Associação Internacional de Mineralogia (IMA, sigla em inglês) Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação (CNMNC, sigla em inglês). Este mineral é o sexto novo mineral descoberto pelo homem na lua, e a China se tornou o terceiro país do mundo a descobrir novos minerais na lua, depois dos Estados Unidos e da antiga União Soviética.

mineral Changesite-(Y)Em 17 de dezembro de 2020, Chang’e 5 retornou à Terra com 1.731 gramas de amostras lunares. A Administração Espacial Nacional concluiu a distribuição de 152 amostras lunares em quatro lotes, totalizando 53.625,7 mg, e 98 candidatos de 33 unidades de pesquisa científica passaram no pedido. O quinto lote de amostras lunares está sendo revisado e será liberado de acordo com os procedimentos.

Changesite-(Y), mineral encontrado na LuaA Academia Chinesa de Ciências, o Ministério da Educação, o Ministério dos Recursos Naturais, a Corporação Nacional Nuclear da China e outras unidades foram autorizados para realizar trabalhos de pesquisa de amostras lunares, e cientistas e intercambistas também participaram da pesquisa conjunta. Atualmente, as últimas realizações foram feitas em diferenciação magmática, erosão espacial, conversão de gás hélio-3 e bioenergia, que são úteis para entender a origem e evolução da lua, explorando o uso eficaz dos recursos lunares e realizando “consumo zero de energia” do ambiente e da vida extraterrestre. O sistema de apoio tem implicações importantes.

novo mineral encontrado na Lua
A missão lunar Chang’e 5 da China foi lançada em 24 de novembro de 2020. A missão pousou no lado próximo da Lua em 1º de dezembro, coletou amostras durante os dois dias seguintes e retornou à Terra, pousando na região da Mongólia Interior da China em 16 de dezembro. Desde então, cientistas chineses têm trabalhado com amostras de solo lunar e rochas coletadas por Chang’e 5.

A China está procurando construir um protótipo de uma estação de pesquisa científica na Lua até 2030 e planeja realizar pesquisas científicas lunares durante as próximas missões Chang’e-6, Chang’e-7, e Chang’e-8.

O significado do Changesite-(Y)

De acordo com a equipe de pesquisa científica do Instituto de Pesquisa em Geologia Nuclear, o nome “Pedra Chang’e” tem diversas explicações: Primeiro, para comemorar a primeira vez que o Projeto Chang’e recuperou amostras. Segundo, a pronúncia é mais próxima da pronúncia da pedra chinesa Chang’e, que também é amigável aos estrangeiros. Terceiro, “S” é a primeira letra no início da palavra “Shi”, que significa pedra e em chinês e o inglês “stone”, que é geralmente um termo geral para referir “pedra mineral”. Quarto, o nome Changesite pode ser dividido em Change (Deusa Chang’e em mitologia chinesa) e site, que pode ser entendido como o local de residência da Deusa Chang’e, e também pode ser interpretado como o local de desembarque da lua de Chang’e 5.

O nome do novo mineral “Changesite-(Y)” homenageia a equipe de pesquisa científica da Indústria Aeroespacial chinesa e a Exploração do Espaço da China.

equipe de pesquisa científica

Fonte: Diário do Povo; China Daily; China News