Tecnologia

Cientista chinês inverte a teoria do Mohs e desenvolve vidro mais duro que diamante

teoria do Mohs

A teoria de que o diamante é um dos minerais mais duros do mundo, e geralmente usado para cortar o vidro, foi invertida pelos cientistas chineses: o vidro tem mais dureza para arranhar o diamante.

Recentemente, a equipe de pesquisa do professor Tian Yongjun, da Universidade de Yanshan, publicou um artigo acadêmico na revista National Science Review, dizendo que ele e os membros da equipe desenvolveram um novo tipo de material de vidro, chamado AM-III, um material vítreo mais dúctil do mundo e que tem uma dureza maior que o diamante.

Fonte: National Science Review; A imagem refere-se o novo material vítreo, AM-III.

Segundo o relatório, Tian usou altas pressões e temperaturas de cerca de 1300°C, para pressurizar a síntese de fulereno C60 (molécula formada com 60 átomos de carbono) e obter um material carbono de cor amarela clara, AM-III, através do procedimento de pressurização.

O AM-III e o diamante são formados pelo carbono, mas a diferença entre eles, é que o AM-III é feito artificialmente e é um material semicondutor altamente eficiente, com propriedades de condução de eletricidade, resistência a altas temperaturas, e adequado para ambientes extremos que exigem alta resistência ao desgaste.

O resultado desta pesquisa quebrou a lei de longa data de que os diamantes artificiais têm menos dureza que os diamantes naturais. E esse novo material vítreo será capaz de arranhar a superfície do diamante facilmente.

Apesar de o AM-III ter sido designado como um novo material de vidro, tecnicamente, ele não é um material vítreo. É um vidro com estrutura cristalina na parte interna. Devido à sua estrutura interna única, espera-se que este material faça um grande uso em suas áreas relacionadas.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: New.qq.com

Imagem principal: Levon/Adobe Stock