Tecnologia

China é o primeiro país do mundo a realizar ensaio clínico de edição de genes

No campo da biomedicina, a tecnologia de edição de genes está sendo gradativamente utilizada para o cumprimento da meta de tratamento preciso das doenças humanas. A edição de genes se trata de usar a mais recente tecnologia de biologia molecular e engenharia celular. Consiste em usar “tesouras de genes” para extrair os genes de tolerância imunológica em pacientes com tumor das células do sistema imunológico, para modificá-la, “amplificando-a” e inserido de volta no corpo do paciente, aumentando assim o monitoramento imunológico e as capacidades antitumorais, de moro que a condição dos pacientes com tumor possa ser gradualmente aliviada e controlada.

Desde sua criação em 2015, a MedGenCell tem seguido o caminho da edição de genes e tecnologia de engenharia celular. Em 2016, MedGenCell lançou o primeiro ensaio clínico da fase 1 do mundo de células editadas por genes para o tratamento de câncer de pulmão, 6 meses antes dos EUA.

 

O primeiro ensaio clínico do mundo

Deng Tao, presidente da MedGenCell, disse: “Em essência, as células tumorais era células humanas normais antes de serem transformadas por várias rodadas de mutações durante um longo período de tempo. Elas carregam muitas características de células normais, é difícil para o sistema imunológico distingui-las. Nós projetamos produtos a partir das dimensões das mudanças ecológicas macroimunes do paciente, microambiente tumoral e células-tronco tumorais.”

A lógica de P&D de MedGenCell é usar a tecnologia de edição de genes para remover vários obstáculos que causam a tolerância imunológica ao tumor, não apenas para rearmar as células imunológicas, mas também para reconstruir toda a ecologia imunológica do corpo.

Em 2016, a Megacell desenvolveu o primeiro produto de células T com edição de genes de nível GMP clínico do mundo e, em conjunto, concluiu o primeiro ensaio clínico de fase I do mundo de terapia antitumoral de células editadas com genes com parceiros de testes clínicos. Enquanto a comunidade científica nos Estados Unidos só começou um experimento semelhante seis meses depois.

MedGenCell deu um passo à frente em relação aos seus concorrentes, realizando 12 ensaios clínicos de fase 1, e seus resultados relevantes foram publicados na Nature Medicine em abril de 2020. Este é o relatório de ensaio clínico de fase 1 mais completo do mundo da terapia celular.

 

Fonte: Diário do Povo