Cultura

Cidade de Suzhou lança “Código de Civilidade”

O primeiro “Código de Civilidade” da China foi lançado recentemente no aplicativo 2.0 Pro “Código da cidade de Suzhou”. Cada cidadão tem um código com “pontuações de civilidade” e aqueles com níveis de pontuação mais elevados terão prioridade em termos de trabalho, estudo e entretenimento.

Um debate acalorado tomou conta da internet chinesa depois que o código foi lançado, com o público questionando seus critérios e expressando preocupações sobre formalismo e abuso de poder. O “Código de Civilidade de Suzhou” é uma parte importante do “sistema de autenticação de identidade eletrônica municipal”.

Atualmente, os pontos são compostos pelo “índice de civilidade no trânsito” e pelo “índice de civilidade voluntária”. Pode mostrar comportamentos de infração de trânsito, registro e participação em atividades de voluntariado e pode ser usado como uma prova para penalidades e para o registro de domicílio de trabalhadores migrantes na cidade. Os cidadãos podem entrar no “Centro Pessoal do Código de Civilidade de Suzhou” para ver suas pontuações.

O Índice de Civilização de Trânsito é aplicável a cidadãos com 18 anos ou mais na cidade de Suzhou. A pontuação básica é 1.000 pontos e o limite superior também é 1.000 pontos. O ciclo de pontuação do Índice de Civilidade do Trânsito é de um ano a partir da data de registro individual, e a pontuação será recalculada após o término do ciclo.

As deduções são baseadas em penalidades de violação de tráfego pessoal. Por exemplo, 50 pontos serão deduzidos por ultrapassar no sinal vermelho e 100 pontos serão deduzidos por dirigir embriagado. Os pontos de bônus são gerados pela participação em atividades de voluntariado no trânsito. Cada vez que um cidadão participar do serviço voluntário no trânsito, receberá pontos de bônus fixos.

De acordo com a introdução oficial, o futuro “código de civilidade” não só exercerá seus esforços no campo do transporte, mas também incentivará os cidadãos a desenvolver bons hábitos nas áreas de coleta de lixo, jantares civilizados, cortesia civilizada, acesso civilizado à Internet, honestidade e obediência à lei, entre outros.