Os desenvolvedores de videogames chineses ganharam mais de 40% da receita do mercado de jogos do Oriente Médio no primeiro semestre, graças à localização extrema e ao respeito pelas culturas locais.
A gigante da Internet Tencent Holdings teve os melhores resultados entre os fornecedores de videogames chineses no Oriente Médio, respondendo por 43% da receita obtida na região no ano que terminou em 30 de junho, dados do Snapchat mostrados em setembro.
As receitas do Oriente Médio na Lilith Technology e na Longteng Jianhe Network Technology foram de 7,8% e 6,9% do total, respectivamente.
O Oriente Médio não é absolutamente um mercado do oceano azul, disse Gong Xioasi, fundador da empresa WafaGames, do Oriente Médio, à Yicai Global.
Após o sucesso de mercado da Vingança dos Sultões, produzida pela Longteng Network, sediada em Fujian, outros estúdios como Tencent e FunPlus, rapidamente entraram no mercado, intensificando a concorrência, disse ela.
Lançada em 2015, a Revenge of Sultans tem um fundo cultural árabe e uma visão do mundo, integrando elementos locais como personagens femininas veladas e as festas Idul Adha e Ramadan, disse Gong.
Ele rapidamente encabeçou o ranking de downloads em lojas de aplicativos no Oriente Médio e ainda ocupa o top 10 local por receita. Ele faturou cerca de US$ 160 milhões na Arábia Saudita, um importante mercado no Oriente Médio, de acordo com dados do Snapchat divulgados em julho.
O respeito cultural e a comunicação honesta são muito importantes para os jogos lançados no Oriente Médio, observou Gong.
As pessoas da região têm uma forte identidade e orgulho nacional, tornando a localização muito importante, portanto, em alguns casos, o respeito cultural é ainda mais vital do que a qualidade dos jogos, acrescentou ela.
É mais barato atrair tráfego no Oriente Médio do que nos mercados do oceano vermelho, portanto, os startups têm uma chance maior de sucesso lá, e é por isso que a WafaGames escolheu o Oriente Médio como seu alvo, disse Gong.
Na Arábia Saudita, 60% dos jogadores pagam aos usuários, com uma receita média por jogador de US$ 270.
Em comparação, os jogadores no Japão, um dos maiores mercados de jogos do mundo, e na China têm o maior gasto per capita de US$ 291 e US$ 69, respectivamente, de acordo com estatísticas da Newzoo e do Instituto de Pesquisa Industrial Qianzhan.
Fonte: Yicai Global