Em 10 de novembro, a GEM anunciou a assinatura de um acordo-quadro de cooperação com a PT Vale Indonesia Tbk (PTVI). As empresas se unirão para construir uma usina de lixiviação ácida sob alta pressão (HPAL) e infraestrutura complementar na província de Sulawesi Central, na Indonésia. O projeto seguirá diretrizes de carbono zero, inteligência operacional e altos padrões ESG (ambientais, sociais e de governança).
A GEM é uma empresa chinesa especializada em reciclagem de resíduos e produção de materiais para baterias de íon-lítio. A PTVI é uma subsidiária da Vale S.A., uma das maiores produtoras de níquel do mundo, e é especializada na mineração de níquel, incluindo atividades de mineração e processamento. A empresa é listada na Bolsa de Valores da Indonésia (IDX: INCO), com boa situação de crédito, reputação e capacidade de cumprimento.
Entre os acionistas, a empresa de mineração estatal indonésia PT Mineral Industri Indonesia (Persero) detém 34%, a Vale Canada Ltd detém 33,88%, a Sumitomo Metal Mining detém 11,48% e os acionistas públicos detêm 20,64%.
Conforme divulgado, o projeto planeja processar parte do minério de níquel de uma mina da PTVI em produtos de hidróxido misto de níquel e cobalto (MHP) que atendam aos padrões de mercado, assim como considerar ativamente o desenvolvimento de fábricas de cátodos e precursores, para criar conjuntamente um parque de recursos de níquel verde com tecnologia local e talentos locais da Indonésia, atendendo às necessidades da transição global de energia limpa para recursos de níquel verde.
O acordo esclarece que as duas partes desenvolverão conjuntamente uma fábrica HPAL e sua infraestrutura complementar (incluindo fábricas de ácido sulfúrico, usinas de beneficiamento e instalações de armazenamento de rejeitos) na província de Sulawesi Central, na Indonésia. O projeto processará parte do minério laterítico de níquel da Vale Indonesia e o converterá em produtos de hidróxido misto de níquel e cobalto (MHP) que atendam aos padrões de mercado. A meta de produção é de 66.000 toneladas anuais de níquel contido em MHP, bem como considerar ativamente o desenvolvimento de uma fábrica de cátodos e precursores (fábrica a jusante). A expectativa é que qualquer compromisso assumido possa atender aos requisitos do mercado global.
A GEM construirá um parque de recursos de níquel verde com emissão zero de carbono e altos padrões ESG, fundamentado nos conceitos de sustentabilidade, segurança, inteligência, tecnologia e educação. O projeto incluirá o desenvolvimento de uma cadeia industrial downstream para produtos como precursores e materiais de cátodo, visando atender à crescente demanda global por níquel verde e seus derivados para energia limpa. A PTVI terá o direito de participar tanto no parque industrial quanto nas instalações downstream.
A GEM investirá não mais que US$ 1,42 bilhão em capital em uma fábrica HPAL projetada com uma capacidade de produção de 66.000 toneladas/ano e instalações complementares.
A GEM afirma que o níquel é um recurso mineral chave para a nova energia mundial, e o desenvolvimento de recursos de níquel tem boas perspectivas de mercado. A construção deste projeto visa garantir a demanda estratégica da empresa por recursos de níquel para a expansão futura da capacidade de produção de materiais de bateria no exterior, especialmente para atender às necessidades do mercado global por níquel verde, defender a posição da empresa no campo global de materiais de bateria de nova energia, e fortalecer ainda mais a competitividade central e a capacidade de geração de lucro sustentável da empresa, em conformidade com a estratégia de desenvolvimento de longo prazo da empresa e os interesses dos investidores em geral.
No primeiro semestre de 2024, a empresa atingiu uma receita operacional de RMB 17,338 bilhões, um aumento de 33,99% em relação ao mesmo período do ano anterior, e um lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa de RMB 701 milhões, um aumento de 69,7%. Tanto a receita operacional quanto o lucro líquido atingiram novos recordes históricos. No primeiro trimestre deste ano, o lucro líquido atribuível aos acionistas da empresa já ultrapassou RMB 900 milhões.
Fonte: stcn.com