A China está testemunhando um impressionante aumento no tráfego rodoviário, ferroviário e de aviação, após o longo feriado da Golden Week (Semana Dourada, na tradução literal) de 2023, que abrange o período de 29 de setembro a 6 de outubro, marcando o feriado público mais longo do país.
A partir de quarta-feira, o fluxo de pessoas e veículos começou a se deslocar dos principais destinos turísticos para as principais rodovias, refletindo uma notável inversão nas tendências de viagem.
Dados fornecidos pelo departamento de administração de tráfego do Ministério de Segurança Pública revelaram um aumento significativo no tráfego das autoestradas no sexto dia das férias, com um impressionante crescimento de 8,8% em relação ao mês anterior. Esta tendência indica que o volume de tráfego de retorno deve aumentar ainda mais na quinta-feira, com especial ênfase nas estradas próximas às cidades nas áreas mais movimentadas do país, como Pequim, o delta do rio Yangtze e o delta do rio das Pérolas, conforme comunicado pelo departamento.
Não apenas as estradas estão vendo um aumento no tráfego, mas as viagens ferroviárias também estão em alta. A China Railway, a operadora nacional de trens, está programada para transportar um impressionante total de 17,95 milhões de passageiros na quinta-feira, com 12.351 trens de passageiros em operação, incluindo 1.729 trens adicionais. Esses números superaram o registro de 17,05 milhões de passageiros ferroviários observado na quarta-feira.
A região do delta do rio Yangtze é um exemplo do aumento no tráfego ferroviário, com a previsão de transporte de 3,4 milhões de passageiros na quinta-feira, conforme anunciado pelo Grupo da China Railway Shanghai Bureau. Este aumento é ainda mais impressionante quando comparado aos números de 2019, registrando um aumento de 22,6% no volume de passageiros durante o período de 29 de setembro até quarta-feira.
Os aeroportos também estão preparados para experimentar um pico de viagens de retorno na quinta-feira e sexta-feira, com um notável aumento já registrado na quarta-feira. As companhias aéreas estão planejando transportar 2,26 milhões de passageiros na quinta-feira, um aumento de 1,9% em relação à quarta-feira. Um exemplo é o aeroporto de Shenzhen, que relatou o atendimento a mais de 170.000 passageiros apenas na quarta-feira.
A Administração de Aviação Civil da China prevê que mais de 21 milhões de passageiros viajarão de avião durante todo o período de férias, com um total de 137.000 voos programados, resultando em uma média de mais de 17.000 voos por dia.
Com cerca de 800 milhões de viagens estimadas durante o feriado de oito dias que combina o Festival de Meio Outono e o Dia Nacional, estas férias da Semana Dourada estão prestes a se tornar as mais movimentadas e prósperas da memória recente. Isso é impulsionado pela demanda recorde por viagens e pelo impacto econômico duradouro dos Jogos Asiáticos.
O presidente da Academia de Turismo da China, Dai Bin, prevê que estas podem ser as férias da “Semana Dourada” mais quentes de todas, com uma previsão de mais de 100 milhões de viagens de passageiros em todo o país, em média, durante o período.
Além do aumento notável no volume de viagens de passageiros, espera-se um crescimento significativo no consumo durante as férias, refletindo a confiança inabalável do povo chinês na economia do país e em um futuro promissor. O Ministério da Cultura e Turismo estima que a receita do turismo doméstico atingirá 782,5 bilhões de yuans (US$ 107,2 bilhões), um impressionante aumento de 138% em relação ao ano anterior. Estes números são um reflexo vívido da confiança renovada na economia chinesa e no futuro brilhante que o país reserva.
Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: ST Daily
Imagem principal: Wu Yonghua/Xinhua