A China caminha para mais um movimento em direção a uma sociedade sem dinheiro de papel. A moeda chinesa, RMB, agora terá a sua versão digital, a e-RMB. A criptomoeda chinesa começará a ser testada nas cidades de Shenzhen, Suzhou, Chengdu, e na nova área de Xiong’an, que inclui as cidades de Pequim, Tianjin e Hebei, uma zona econômica importante que está sendo implementada no país.
A moeda digital é desenvolvida pelo Banco Popular da China (PBOC, na sigla em inglês), o banco central chinês, e tem os valores equivalentes às notas em circulação. Apesar de não ter uso imediato, eliminar a moedas e notas de papel, significa também reduzir as chances de contaminação, por exemplo, pelo novo coronavírus, que pode ter acelerado a realização dos testes com a versão digital. O projeto de digitalização do RMB acontece desde 2014.
O uso de blockchain na estrutura monetária da China é mais uma forma de utilização da tecnologia como meio de pagamento, como já vinha sendo feito com o pagamento eletrônico por meio de plataformas como Alipay e Wechat. A e-RMB é a primeira moeda digital operada por uma grande economia.
De acordo com o chefe do instituto de pesquisa de moeda digital do Banco Popular da China, Mu Changchun, a moeda digital poderá ser trocada sem conexão com a Internet e que não será emitida em grandes quantidades agora, pois ainda está em teste.
Fonte: China Daily