Tecnologia

China tem seu primeiro sistema de liquefação de hidrogênio por expansão de hélio

O primeiro conjunto de sistemas de liquefação do hidrogênio da China com direitos de propriedade intelectual independentes, com base no ciclo de refrigeração de expansão de hélio, desenvolvido pelo grupo de pesquisa 101 da 6a Instituição da China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC, sigla em inglês), foi bem-sucedido na comissão, produzindo com sucesso o comburente de Hidrogênio líquido (LH2) e Oxigênio líquido (LOX) de 97,4%, segundo as principais mídias locais, informou nesta quarta-feira (15).

De acordo com as autoridades, mais de 90% dos equipamentos desse sistema, como a turbina de expansão, o sistema de controle, o compressor, o conversor de isômeros spin do hidrogênio e outros equipamentos importantes, são fabricados na China. Isto significa, o país preencheu uma lacuna nos direitos de propriedade intelectual independentes na produção em grande escala de hidrogênio líquido.

O grupo de pesquisa 101 da 6a Instituição da CASC, é o único Centro de Laboratório que faz teste de motores de foguete com LH2 e LOX. Os foguetes que já usam estes comburentes são: a Long-March-5 (usa o motor de oxi-hidrogênio) e a série da Long-March-3 (todos os modelos dessa série passaram dos ensaios de avaliação).

Fonte: CASC; A imagem refere-se ao primeiro sistema de liquefação do hidrogênio por expansão de hélio da China, com direitos de propriedade intelectual independentes.

Vale ressaltar que, segundo o grupo de pesquisa, até o momento, a Instituição concluiu quase dois projetos de construção e integração de sistemas de liquefação de hidrogênio no mercado comercial chinês. Ao mesmo tempo, esses dois projetos são também as únicas  pesquisas que foram comissionadas  com sucesso no mercado comercial da China.

 

Tradução: Mei Zhen Li

Fonte: IThome, CASC