Nesta sexta-feira (27), o Centro de Informações da Rede da Internet da China (CNNIC) divulgou o 48° “Relatório estatístico sobre a situação do desenvolvimento da internet na China”.
O relatório diz que em junho de 2021, o número de usuários da internet no país atingiu 1,011 bilhão, um aumento de 21,75 milhões em relação com o final de 2020, e com uma taxa de penetração da internet de 71,6%. Além disso, os dados mostram que cerca de 469 milhões também são usuários de app de delivery. Com um bilhão de usuários acessando a internet, a China forma a maior e mais vibrante sociedade digital do mundo.
Mais de 1 bilhão de internautas
Em junho de 2021, a escala geral de internautas da China ultrapassou 1 bilhão. A sua enorme quantidade de usuários fornece uma força motriz endógena para o desenvolvimento de alta qualidade da economia do país.
O relatório mostra que o tempo médio semanal online dos chineses é de 26,9 horas, 0,7 horas maior em relação a dezembro de 2020.
Maior rede de informação e comunicação do mundo
A China possui a maior rede de informação e comunicação do mundo. Em abril de 2021, a proporção de usuários de banda larga de fibra óptica aumentou para 94%, e a velocidade ponta a ponta da banda larga fixa atingiu 51,2 Mbps, ocupando o quarto lugar entre 139 países e regiões do mundo em velocidade da rede móvel.
O desenvolvimento comercial 5G da China alcançou três posições de liderança na escala, padronização e inovação de aplicativos. Em maio de 2021, as declarações de patentes essenciais do padrão 5G representavam mais de 38%, ficando em primeiro lugar no mundo.
Internet em áreas rurais
Em junho de 2021, o número de usuários de internet nas áreas rurais da China era de 297 milhões, e a taxa de penetração foi de 59,2%, aumentando 3,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2020.
A infraestrutura de comunicação nas áreas rurais tem sido melhorada gradualmente, consequentemente o custo da internet nessas áreas tem sido reduzido também.
Acessibilidade da internet
O relatório também diz que, em junho de 2021, a proporção de usuários de internet com 50 anos ou mais representava 28,0%, um aumento de 5,2 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.
Desde 2020, os departamentos de internet têm promovido a inovação de aplicativos e acessibilidade universal para acompanhar o envelhecimento de grupos especiais.
Delivery de comida continua prosperando
Em junho de 2021, quantidade de pessoas pedindo entregas de comida online na China atingiu 469 milhões, um aumento de 49,76 milhões em relação a dezembro de 2020, e a taxa de crescimento é a mais óbvia entre as várias aplicações da pesquisa.
Desde a pandemia, o negócio de entrega instantânea, representado por alimentos frescos e remédios, se desenvolveu rapidamente e, junto com a entrega de comida para viagem, ajudando na sobrevivência das pessoas e estabilizou a economia.
Fonte: Economic View