Tecnologia Economia

China tem maior rede de informação e comunicação do mundo; 93% da população tem acesso à internet de fibra óptica

Em 28 de janeiro, a Ernst & Young (EY) lançou o Livro Branco da Indústria Global de Comunicação Óptica em Xangai, estimando que o mercado global de comunicação óptica downstream atingiu 1,4 trilhão de yuans em faturamento em 2020 e manterá um alto crescimento a uma taxa média anual de cerca de 18%. Espera-se que em 2025, a escala desse mercado chegue a cerca de RMB 3,2 trilhões. O livro branco mostra que a China construiu a maior rede de informação e comunicação do mundo, com 93% dos usuários com acesso a fibra óptica, ocupando o primeiro lugar no ranking mundial.

O relatório indica que a atualização da rede de área local (LAN, na sigla em inglês) ópticas em parques (industriais, tecnológicos, comerciais, culturais) e as aplicações de entretenimento para indivíduos e residências serão os dois fatores-chave que impulsionarão este mercado de escala de trilhões de dólares.

A indústria de comunicação óptica tem sido impulsionada pela tecnologia, fazendo o mercado evoluir, transformar e atualizar de geração em geração, gerando novas oportunidades, como o surgimento da era de conectividade via tecnologia óptica e dando um potencial ilimitado para o desenvolvimento da F5G.

As características de alta largura da banda, baixa latência, transmissão estável e anti-interferência do F5G oferecem maior potencial em inteligência e digitalização de muitas indústrias, levando ao uso real de vários cenários de aplicação emergentes.

Baseado em múltiplas dimensões, o “Livro Branco” divide os cenários de aplicação habilitados para a F5G em quatro categorias principais:

  1. Habilitação contínua de pan-entretenimento (por exemplo o vídeo ultra-HD, AR/VR, jogos em nuvem e live streaming);
  2. Cenários comerciais inteligentes e em rede (ex. fabricação inteligente, rede elétrica inteligente (smart grid), mineração inteligente, saúde inteligente e agricultura inteligente);
  3. Surgimento de cenários de escritório inteligentes (ex. empreendimento em nuvem e governo inteligente);
  4. Consolidação do cenário de aplicação do cotidiano (tais como casa inteligente, transporte inteligente, segurança inteligente e educação inteligente).

 

 

Fonte: People’s Daily