Tecnologia

China Telecom quebra recorde mundial em transmissão óptica de longa distância

Transmissão óptica

Em 4 de novembro, a China Telecom anunciou que atingiu um novo marco na transmissão óptica sem repetição. Em parceria com a YOFC (Yangtze Optical Fibre and Cable), a Huawei e a Universidade de Tecnologia de Guangdong, a empresa estabeleceu dois recordes mundiais usando tecnologia de fibra óptica de núcleo oco e amplificador EDFA convencional.

O primeiro recorde foi a transmissão de 800 Gbps em um único comprimento de onda por 611,9 km em tempo real, superando o limite anterior em 174,2 km, distância equivalente entre Pequim e Qingdao. O segundo foi a primeira transmissão mundial sem repetição de 1,2 Tbps por um único comprimento de onda, que alcançou 436,1 km, com capacidade para transferir cerca de 500 filmes em alta definição por segundo.

Até então, alcançar 800 Gbps por um único comprimento de onda exigia dois amplificadores remotos para cobrir 404 km. Para estender a distância, era necessário combinar bomba remota e amplificação Raman, além de usar algoritmos off-line para processar os dados.

Dessa vez, a China Telecom conseguiu o feito apenas com o amplificador EDFA, demonstrando eficiência e estabilidade em sistema real e em tempo real. O resultado reforça o potencial da fibra óptica de núcleo oco não só pela baixa latência, mas também pela alta velocidade e alcance, fatores que podem redefinir as redes troncais e os centros de dados no futuro.

A fibra óptica de núcleo oco (Hollow-Core Fiber, HCF) guia a luz por meio do ar em vez de vidro, o que elimina duas limitações físicas das fibras tradicionais: capacidade e latência. Por essas características, especialistas consideram a HCF a próxima geração da tecnologia de comunicação óptica.

Fonte: news.qq.com