A junção do feriado do Dia Nacional com o Festival da Lua gerou um feriado super prolongado. De acordo com o Ministério da Cultura e Turismo, no primeiro dia do mês de outubro, o país registrou 97 milhões de turistas domésticos, uma recuperação de 73,8% comparado com 2019. A receita turística foi de 76,65 bilhões de yuans (R$ 63,41 bilhões), uma recuperação de 68,9% ao ano passado.
Anteriormente, a Academia de Turismo da China previu que o país teria 550 milhões de turistas domésticos durante os oito dias do feriado prolongado. No ano passado, o feriado do Dia Nacional teve um número total de viagens de turismo doméstico de 782 milhões, trazendo quase 650 bilhões de yuans (R$ 537 bilhões) em receita turística.
A maior parte da atividade turística tem como motivo a visita aos parentes, gerando um grande fluxo da cidade para o interior da China, esse fenômeno lembra do ChunYun (Spring Festival travel season, em inglês), que acontece no ano novo chinês.
Dados da China Railway Corporation mostram que em 1º de outubro, foram transportados 14,8 milhões de passageiros, batendo o recorde de passageiros transportados por dia, desde o início da pandemia. De 28 de setembro a 8 de outubro, espera-se que o número de passageiros atinja 108 milhões, uma média de 9,82 milhões por dia.
Fonte: caixin.com